Guy Pacheco vai suceder a João Bento na liderança dos CTT



João Bento, que completou 65 anos, comunicou a sua decisão pessoal de terminar a carreira executiva. A sua saída dos CTT – Correios de Portugal está agendada para 30 de abril de 2026, após a Assembleia Geral Anual da empresa. A proposta para a sua sucessão parte de um grupo de acionistas de referência que inclui o Grupo Manuel Champalimaud, a Indumenta Pueri, a Greenwood Investors e o Grupo Sousa. O nome indicado para assumir o cargo de CEO para o mandato 2026-28 é Guy Pacheco, o atual administrador financeiro (CFO) da empresa.
A equipa executiva manterá um núcleo de continuidade, uma vez que será também proposta a recondução de João Sousa como Chief Commercial Officer (CCO).
Os CTT anunciaram ainda que um novo CFO já foi identificado e será comunicado oportunamente para assegurar uma transição adequada na liderança financeira.
João Bento foi nomeado para o Conselho de Administração em abril de 2017 e assumiu a liderança executiva em maio de 2019. Durante o seu mandato, os CTT destacam a transformação da empresa de um operador postal português para um "player" de logística na Península Ibérica. Entre os principais marcos estão a recuperação do negócio de Expresso & Encomendas em Espanha, o crescimento do Banco CTT, a criação da rede de cacifos Locky, a aquisição da Cacesa e uma parceria com a DHL. Entre 2018 e os primeiros nove meses de 2025, as receitas cresceram a um ritmo médio anual de 8,5%.
Guy Pacheco integra o Conselho de Administração dos CTT desde dezembro de 2017 como CFO, tendo estado envolvido nas decisões estratégicas dos dois últimos mandatos.
As suas responsabilidades estendem-se para além da área financeira, abrangendo sistemas de informação, engenharia e estratégia de operações. A empresa reafirmou a estratégia e a ambição financeira apresentadas no Capital Markets Day de novembro de 2025.
















