Dupla Distinção: Portugal Arrecada Prémios Mundiais de Turismo e Cinema Turístico



O final do ano de 2025 consolidou Portugal como uma referência mundial no setor do turismo, com o país a arrecadar dezenas de prémios em diferentes competições internacionais.
As distinções foram alcançadas tanto nos World Travel Awards (WTA), considerados os "Óscares do Turismo", como nos World Tourism Film Awards, que premeiam a comunicação audiovisual turística. Na 32.ª gala mundial dos World Travel Awards, realizada no Bahrein, Portugal conquistou 12 prémios.
A Madeira foi eleita o "Melhor Destino Insular do Mundo" pelo 11.º ano consecutivo, enquanto o Algarve venceu como "Melhor Destino de Praia do Mundo" pela quarta vez seguida. Outras distinções importantes incluíram os Passadiços do Paiva como "Melhor Atração em Turismo de Aventura", o Dark Sky Alqueva como "Melhor Turismo Responsável" e a Parques de Sintra – Monte da Lua como "Melhor Empresa de Conservação". A TAP foi novamente reconhecida como a "Melhor Companhia Aérea com rotas para África e América do Sul".
Diversas unidades hoteleiras, como o Vila Joya e o Olissipo Lapa Palace Hotel, também foram premiadas.
Adicionalmente, a Madeira foi distinguida como "Melhor Destino de Cruzeiros da Europa 2025" pelos World Cruise Awards.
No campo da comunicação turística, Portugal dominou a primeira edição dos World Tourism Film Awards realizada no país, em Guimarães.
Pelo terceiro ano consecutivo, foi a nação mais premiada, arrecadando oito galardões entre 32 produções de 17 países.
A campanha "Portugal’s Unwritten Recipe", do Turismo de Portugal, foi a grande vencedora, conquistando o primeiro lugar na categoria de "Produtos Turísticos" e o prémio especial "CIFFT Tourism Press Award".
Vários municípios, como Fundão, Manteigas e Oleiros, e a CIM Região Beiras e Serra da Estrela também viram os seus filmes promocionais distinguidos, refletindo a diversidade e criatividade da promoção turística nacional.










