menulogo
Notícias Agora
user
Close
Atualidade Segunda-feira, Agosto 25

Há menos alunos carenciados colocados no ensino superior

Os resultados da primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior revelam uma diminuição no número de estudantes economicamente desfavorecidos colocados, apesar da existência de um contingente prioritário criado para promover a equidade.
News ImageNews ImageNews Image

Na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), foram colocados cerca de 43 mil estudantes, de um total de quase 50 mil candidatos, resultando numa taxa de colocação de 90%.

Destes, 1.548 são beneficiários do escalão A da Ação Social Escolar (ASE), o que representa uma diminuição significativa em comparação com os 2.800 alunos carenciados colocados em 2023. Para combater a sub-representação destes alunos, o Governo criou em 2023 um contingente prioritário, que nesse ano duplicou o número de beneficiários do escalão A no ensino superior. Este ano, 1.123 dos 1.548 estudantes carenciados entraram através deste contingente, que reserva 2% das vagas de cada curso (ou um mínimo de duas vagas).

No entanto, 119 candidatos que concorreram por esta via não conseguiram colocação nesta fase.

Estudos anteriores, como um da Edulog, já haviam apontado que este mecanismo é pouco utilizado, embora seja crucial, pois sem ele 41% dos colocados do escalão A não teriam tido nota suficiente para entrar nos seus cursos. Em resposta, o Ministério da Educação anunciou que as bolsas de estudo para os beneficiários até ao 3.º escalão serão antecipadas para a fase de colocação, para garantir melhores condições no início do ano letivo. Serão também atribuídas as bolsas "+Superior" para apoiar a fixação de jovens em regiões com menor procura, onde o número de colocados diminuiu 21,1%, para 10.151 estudantes.

Outros contingentes prioritários colocaram 152 estudantes com deficiência e 304 emigrantes ou lusodescendentes.

Apesar da diminuição geral de candidatos e colocados face ao ano anterior, a maioria dos estudantes (63,1%) conseguiu entrar na sua primeira opção.

As matrículas decorrem entre 25 e 28 de agosto, e a segunda fase do concurso tem início na segunda-feira seguinte, terminando a 3 de setembro.

Artigos

9