
Quebra do Cessar-Fogo em Gaza



O cessar-fogo em vigor na Faixa de Gaza foi quebrado este domingo, depois de o Hamas ter alegadamente lançado um míssil contra um carro de combate israelita em Rafah, no sul do enclave. Em resposta, as Forças de Defesa de Israel (IDF) realizaram ataques aéreos na mesma zona, aumentando os receios de uma retoma do conflito em larga escala.
A situação levou o ministro da Segurança Nacional de Israel, Itamar Ben-Gvir, a apelar ao primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, para que ordene o recomeço dos combates "com toda a força" para destruir completamente o Hamas. Netanyahu prepara-se para uma reunião com o ministro da Defesa e o Chefe das IDF para decidir a resposta de Telavive.
Este desenvolvimento ocorreu poucas horas depois de os Estados Unidos terem alertado para "informações credíveis" que indicavam "uma violação iminente" do acordo por parte do Hamas, que planeava atacar civis palestinianos.
O Hamas rejeitou as alegações norte-americanas, classificando-as como "propaganda israelita".
Ambas as partes já se tinham acusado mutuamente de violações anteriores do cessar-fogo, que entrou em vigor a 10 de outubro, após quase dois anos de guerra.
A tensão é agravada pelo impasse na devolução dos corpos dos reféns, uma condição central do acordo mediado pelos EUA. Israel anunciou a identificação dos restos mortais de Ronen Engel, um dos dois reféns entregues no sábado pelo Hamas.
No entanto, Israel acusa o grupo de ainda reter vários corpos, violando os termos do acordo. Em consequência, Israel mantém a passagem de Rafah, crucial para a entrada de ajuda humanitária, encerrada até que todos os corpos sejam devolvidos. O Hamas alega que as dificuldades na recuperação dos corpos se devem à devastação causada pela guerra e à presença de engenhos explosivos, afirmando que o processo leva tempo.
A situação humanitária em Gaza permanece crítica, com a ajuda a entrar "a conta-gotas" e as Nações Unidas a apelarem à abertura de mais passagens. O acordo de cessar-fogo, que prevê a libertação de reféns, o desarmamento do Hamas e a reconstrução de Gaza, encontra-se agora numa fase de grande incerteza.
Artigos
119






















































































































Mundo
Ver mais
Ajuda humanitária recua após ataque em Rafah: Israel bombardeia, Egito suspende entrada de camiões com mantimentos Vários camiões carregados com alimentos, material médico e produtos de higiene regressaram hoje ao Egito, depois de Israel ter levado a cabo um bombardeamento na zona de Rafah, no sul da Faixa de Gaza. A informação foi avançada pelo […] O conteúdo Ajuda Humanitária Recuada: Camiões Retiram-se de Gaza Após Bombardeamento de Israel em Rafah aparece primeiro em oRegiões.

O Governo de Timor-Leste apresentou hoje o novo sistema de controlo de tráfego rodoviário, sinais sonoros e paragens para transportes coletivos de passageiros em Díli, visando uma circulação de veículos e peões mais segura, confortável, inclusiva e moderna.

O líder do Comité de Segurança Estatal da Bielorrússia garantiu que o Presidente Lukashenko está a trabalhar para a paz. Ucrânia denuncia ataque a infraestruturas energéticas.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da UE reúnem-se hoje no Luxemburgo para discutir como reforçar e estabilizar o apoio à Ucrânia, olhando também para o papel que o bloco pode ter no futuro de Gaza.