Troca Sob Tensão: Devolução de Refém Evidencia Fragilidade do Acordo em Gaza



O braço armado do Hamas, as Brigadas Ezzedine al-Qassam, anunciou e concretizou a entrega do corpo de um refém israelita, que foi encontrado durante operações de busca no bairro de Shujaiya, a leste da Cidade de Gaza. A entrega foi confirmada pelo exército israelita, que indicou que a urna com o corpo foi entregue à Cruz Vermelha e estava a caminho das suas tropas para ser submetida a exames forenses.
Esta devolução insere-se no âmbito do acordo de cessar-fogo em vigor desde 10 de outubro, mediado pelos Estados Unidos, Egito, Qatar e Turquia.
O pacto estipula a troca de reféns por prisioneiros palestinianos. Até esta data, foram restituídos 20 reféns vivos e 20 corpos, em troca de quase dois mil prisioneiros palestinianos e 270 corpos que estavam na posse de Israel.
Caso a identidade do corpo seja confirmada, restarão sete reféns falecidos por devolver, segundo o exército israelita, que insta o Hamas a cumprir o acordo.
A trégua tem-se revelado frágil, tendo sido ameaçada há uma semana por uma ordem de bombardeamento israelita após incidentes, incluindo a acusação de Israel de que o Hamas abateu um militar e entregou restos mortais que não correspondiam a um novo refém.
Israel acusa o Hamas de atrasar o processo, enquanto o grupo palestiniano atribui a lentidão às dificuldades em encontrar os corpos sob os escombros. A guerra foi desencadeada pelo ataque do Hamas a 7 de outubro de 2023, que resultou em cerca de 1.200 mortos em Israel e 251 reféns. A subsequente operação militar israelita em Gaza causou mais de 68.000 mortos, segundo as autoridades locais.
A próxima fase do acordo, que prevê a retirada israelita e a futura governação do enclave, ainda não foi acordada.
Em paralelo, a tensão aumenta na Cisjordânia, com um aumento de incursões israelitas e de mortes de palestinianos.
Artigos
7Mundo
Ver mais
‘Vice’ de George W. Bush (de 2021 a 2009) faleceu devido a complicações de uma pneumonia.

D66 bateu o PVV, de Geert Wilders, por cerca de 28 mil votos.

Dodik tentou reverter a decisão de uma pena de um ano de prisão por incumprimento das decisões do enviado especial encarregado de monitorizar a paz na Bósnia.

Yifat Tomer-Yerushalmi divulgou vídeo polémico que mostra militares a torturarem prisioneiro palestiniano.










