menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Helicópteros do INEM no Sul do País iniciam operação 24 horas

Os helicópteros de emergência médica do INEM, sediados em Loulé e Évora, iniciaram a sua operação contínua de 24 horas, um reforço que visa aumentar significativamente a capacidade de resposta aérea em situações de emergência médica.
News ImageNews ImageNews Image

A partir de 20 de outubro, os helicópteros de emergência médica localizados nas bases de Évora e Loulé passaram a operar de forma ininterrupta, 24 horas por dia. Segundo o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), esta medida representa um "aumento significativo da capacidade de resposta aérea", garantindo maior disponibilidade na assistência a situações críticas. A implementação total da operação contínua nas quatro bases do Serviço de Helicópteros de Emergência Médica (SHEM) — Macedo de Cavaleiros, Viseu, Évora e Loulé — está prevista para estar concluída até 1 de novembro, com quatro helicópteros médios com capacidade para transportar incubadoras. A decisão de iniciar a operação noturna no sul do país foi justificada pelo INEM com questões de segurança.

O relevo e os obstáculos naturais, mais significativos no norte e centro de Portugal, exigem "treino adicional" para os pilotos em voos noturnos. Por essa razão, a aeronave de Macedo de Cavaleiros mantém, para já, o seu horário de 12 horas diárias. As equipas do SHEM transmitiram um 'feedback' muito positivo sobre as novas aeronaves, destacando a rapidez de descolagem, a estabilidade em voo e as melhores condições de segurança e conforto.

O serviço é assegurado pela empresa Gulf Med Aviation Services, com sede em Malta, numa operação complementada pela Força Aérea Portuguesa.

A adjudicação do serviço, no valor de cerca de 77 milhões de euros, resultou de um concurso público internacional lançado em novembro de 2024, com a decisão final anunciada em março do ano seguinte para um contrato até 2030. O início da operação estava previsto para 1 de julho, mas não se concretizou.

Para evitar a interrupção do serviço, o INEM avançou com um ajuste direto, que foi recusado pelo Tribunal de Contas. O tribunal acusou a empresa de ter agido de "má-fé", alegações que a Gulf Med refuta, tendo admitido a possibilidade de avançar com uma ação contra o Estado português.

Artigos

5

Atualidade

Ver mais
News Image
PSP apreende 5,8 toneladas de haxixe em megaoperação na Grande Lisboa

PSP apreende 5,8 toneladas de haxixe em megaoperação na Grande Lisboa A Polícia de Segurança Pública (PSP) apreendeu cerca de 5.800 quilos de haxixe, “a maior quantidade de droga apreendida pela PSP, com um valor estimado no mercado ilícito superior a vários milhões de euros”, no decorrer de uma operação de grande envergadura contra o tráfico de droga na Grande Lisboa, realizada entre 17 e 20 […] O conteúdo PSP apreende 5,8 toneladas de haxixe em megaoperação na Grande Lisboa aparece primeiro em Correio de Sintra.

Source LogoCorreio de Sintra
News Image
Enfermeiros em greve esta sexta-feira, 24 de outubro

Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação Os enfermeiros portugueses vão aderir à greve nacional da Administração Pública, convocada para esta sexta-feira, 24 de outubro, com paralisações previstas durante a noite, manhã e tarde. A greve é promovida pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), que reivindica um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que não represente um retrocesso nos direitos conquistados e a […] O Artigo Enfermeiros em greve esta sexta-feira, 24 de outubro o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.

Source LogoCanal Alentejo
News Image
Filho de 14 anos detido por suspeita de matar vereadora da Câmara de Vagos

Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação A Polícia Judiciária (PJ) deteve um adolescente de 14 anos, suspeito de ter assassinado a mãe, Susana Gravato, vereadora da Câmara Municipal de Vagos, no distrito de Aveiro. O crime ocorreu na terça-feira, na Gafanha da Vagueira, onde mãe e filho residiam. De acordo com a PJ, o jovem foi detido “por fortes indícios da […] O Artigo Filho de 14 anos detido por suspeita de matar vereadora da Câmara de Vagos o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.

Source LogoCanal Alentejo
categoryVer categoria completa