
Sucessão no Império Murdoch



Após a morte de Rupert Murdoch, de 94 anos, o seu império mediático, que inclui a News Corporation e a Fox Corporation, será controlado pelo seu filho mais velho, Lachlan Murdoch. Este acordo, alcançado na noite de segunda-feira, garante a manutenção da linha editorial conservadora de publicações como a Fox News.
Os outros três filhos mais velhos do magnata, Prudence MacLeod, Elisabeth e James Murdoch, que se opunham a esta solução, deixarão de ter participações nas empresas em troca de uma compensação financeira. Segundo o The New York Times, a renúncia foi feita em troca de ações avaliadas em 3,3 mil milhões de dólares.
Lachlan e as suas irmãs mais novas, Grace e Chloe, continuarão a ser beneficiários do fundo familiar, que estará em vigor até 2050.
Este entendimento surge na sequência de uma batalha legal e familiar.
O fundo familiar previa originalmente direitos de voto iguais para os quatro descendentes mais velhos.
No entanto, Rupert Murdoch tentou alterar as regras para garantir que Lachlan, que partilha as suas visões políticas e já dirige a Fox News e a News Corp, fosse o único a tomar as decisões após a sua morte.
Em dezembro, um tribunal do Nevada decidiu contra esta tentativa, considerando que pai e filho agiram de má-fé.
A preocupação de Rupert Murdoch era que os seus outros filhos, nomeadamente James e Elisabeth, com visões políticas mais centristas, pudessem desviar a Fox News das suas raízes de direita.
As divergências ideológicas na família eram notórias.
James Murdoch, que deixou a News Corp em 2020, chegou a apoiar oficialmente a democrata Kamala Harris, rival de Donald Trump, e era descrito em documentos judiciais como o “beneficiário problemático”.
Com o desfecho da batalha judicial incerto, os herdeiros optaram por um acordo, num desenlace comparado ao da série “Succession”, que terá sido inspirada na família Murdoch. Rupert Murdoch, que fundou a Fox News em 1996 e deixou a presidência da Fox e da News Corp em novembro de 2023, já tinha manifestado a sua preferência por Lachlan, descrevendo-o como um “líder apaixonado e com princípios”.
Artigos
7






Economia
Ver mais
"Uma das nossas prioridades será criar mais mercado único"
Henna Virkkunen falava no FT Connect Europe Fórum, que decorre em Bruxelas e que reúne vários operadores europeus, entre os quais a Meo.

ExxonMobil diz que arranque da produção de gás em Moçambique depende da segurança
O diretor-geral da ExxonMobil em Moçambique afirmou que o arranque da exploração de gás em Cabo Delgado, previsto até 2030, depende da melhoria do ambiente de segurança naquela província, palco desde 2017 de ataques terroristas.

OCDE revê em alta previsão de PIB da zona euro para 1,2% em 2025
Estas projeções representam uma revisão em alta para o crescimento deste ano, de 0,2 pontos percentuais (p.p.), face a junho, enquanto a previsão para 2026 está 0,2 p.p. abaixo da anterior.

Bolsas em alta confiantes que PMI confirme crescimento da atividade
Cerca das 09:20 em Lisboa, o EuroStoxx 600 estava a avançar 0,38% para 555,58 pontos. As bolsas de Londres, Paris e Frankfurt subiam 0,25%, 0,92% e 0,52%, respetivamente, enquanto a de Madrid se valorizavam 0,30%. Milão era a exceção, já que perdia e 0,06%.