Lisboa Iluminada: Tradição e Sustentabilidade Marcam o Natal de 2025



A cidade de Lisboa prepara-se para a época festiva com a inauguração das suas iluminações de Natal, agendada para 22 de novembro, às 18h30, no Terreiro do Paço. A cerimónia, que se tornou uma tradição anual, contará com a ligação do icónico Pinheiro de Natal de 30 metros, seguida de um espetáculo de luz e orquestra com efeitos de pirotecnia e um concerto da fadista Sara Correia. A iniciativa resulta de uma colaboração entre a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e a União de Associações de Comércio e Serviços (UACS). Este ano, o investimento mantém-se nos 749.500 euros, o mesmo valor de 2023 e 2024.
As iluminações estendem-se por um percurso de 182 quilómetros, o equivalente a mais de três voltas à cidade, abrangendo 46 locais distintos, entre praças, ruas e avenidas.
Serão instaladas cerca de mil estruturas luminosas, compostas por 5.900 peças decorativas, para criar um ambiente festivo para residentes e visitantes.
A autarquia destaca o forte compromisso ambiental do projeto.
A utilização de tecnologia LED garante uma poupança energética de aproximadamente 80%. Além disso, a CML reforça a aposta na sustentabilidade através do uso de materiais recicláveis e biodegradáveis, da reutilização de muitas estruturas de anos anteriores e da implementação de energia solar em algumas das instalações.
Diversas artérias da cidade receberão decorações temáticas.
A Rua Augusta será adornada com árvores e nuvens luminosas, enquanto a Praça de Luís de Camões contará com uma instalação monumental inspirada num palácio festivo. A Rua Garrett terá nuvens de luz dourada, a Rua do Ouro será transformada num "firmamento encantado" com nuvens douradas e estrelas, e a Rua do Carmo apresentará um túnel luminoso onde luz e música se fundem.
Artigos
13Local
Ver mais
O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República reforçou, na passada Quinta-feira, a necessidade de colocação de mais agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) na Região, um compromisso reafirmado pela República, “que é muito importante concretizar”, disse. O social-democrata falava numa audição à Ministra da Administração Interna na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração […]

A iniciativa terá lugar na Biblioteca e Arquivo Municipal, pelas 15h30, e contará com a participação de Carlos Diogo Guimarães e José Ribeiro, que irão apresentar um trabalho sobre a…

A intervenção dos militares aconteceu após uma denúncia que alertava para a ocorrência de agressões no seio familiar. No local, as autoridades apuraram que o suspeito exercia violência física e…

Reconhecimento ocorreu a 7 de novembro com destaque para a participação nas praias galardoadas com Bandeira Azul Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Município de Sintra distinguido no Programa Nacional da Vigilância Azul 2025








