menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Tornados no Algarve: Rasto de Destruição Deixa Vítima Mortal e Dezenas de Feridos

A passagem de dois tornados pela região do Algarve, associados à depressão Cláudia, causou uma vítima mortal, dezenas de feridos e um rasto de destruição significativo, com particular incidência em Albufeira e Lagoa.
News ImageNews ImageNews Image

Dois tornados, associados à depressão Cláudia, atingiram a região do Algarve, deixando um rasto de destruição nos concelhos de Albufeira e Lagoa. Os fenómenos meteorológicos extremos resultaram numa vítima mortal, uma mulher britânica de 85 anos que se encontrava no Parque de Campismo de Albufeira, e num total de 28 feridos, dois dos quais em estado grave. Os locais mais afetados em Albufeira foram o referido parque de campismo e o Éden Resort.

No resort, o tornado causou 25 feridos, incluindo três funcionários e várias crianças com idades entre os seis meses e os sete anos.

O diretor da unidade hoteleira, Daniel Gama, descreveu um cenário "caótico", com o vento a partir janelas e a projetar hóspedes dentro do restaurante.

Emocionado, enalteceu o esforço dos seus funcionários, considerando-os "heróis" por se terem ferido para proteger as crianças.

No parque de campismo, a empresa gestora, HolaCamp, criou um canal de informação específico para hóspedes e familiares, através de telefone e email, enquanto a zona afetada foi isolada.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) confirmou que o fenómeno em Albufeira foi "nitidamente um tornado".

O Presidente da República e o primeiro-ministro lamentaram a vítima mortal e elogiaram a resposta da Proteção Civil.

Um geógrafo ouvido pelo Expresso apontou para um problema de "perceção do risco" em Portugal relativamente a estes fenómenos. Um artigo recordou um evento semelhante ocorrido em dezembro de 1989 em Cunha Alta, Mangualde, onde um "mini-tornado" também causou grande destruição e levou ao adiamento de eleições autárquicas, suscitando na altura críticas à resposta do Governo.

Após a passagem dos tornados, as autoridades, incluindo bombeiros, GNR, PSP e Cruz Vermelha, estiveram no local.

Iniciaram-se os trabalhos de remoção de destroços para desobstruir as estradas e a contabilização dos prejuízos. Apesar de a depressão Cláudia começar a abrandar, sete distritos do país mantinham-se sob aviso amarelo devido à previsão de chuva.

Artigos

22
Ver mais▼
Explorar A Seguir Resumos Fontes Ouvir
Descarregar a app
Tenha acesso a todas as notícias, fontes e temas seleccionados por si.
Google Play App Store
Phones