
Detenções por Incêndios Florestais em Alvaiázere e Figueira de Castelo Rodrigo



Um idoso de 79 anos foi colocado em prisão preventiva por suspeita de ter ateado um incêndio florestal no concelho de Alvaiázere, distrito de Leiria. Segundo a Polícia Judiciária (PJ) e a Procuradoria da República da Comarca de Leiria, o homem é fortemente indiciado pela prática de um crime de incêndio florestal ocorrido a 7 de outubro, na freguesia de Pelmá. A investigação apurou que o arguido, motivado por "desentendimentos com vizinhos" sobre a limpeza de terrenos, terá usado um isqueiro para atear fogo em quatro pontos distintos de uma área florestal perto da sua casa, composta por pinheiro-bravo e oliveiras.
A rápida intervenção dos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere evitou perdas humanas e prejuízos elevados.
O tribunal decretou a prisão preventiva, a medida de coação mais grave, considerando o perigo de reiteração e a grave perturbação da tranquilidade pública.
O homem, reformado e sem antecedentes criminais conhecidos, foi detido numa operação que contou com a colaboração da GNR de Pombal. Num caso separado, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, distrito da Guarda, a GNR deteve um homem de 41 anos por um incêndio florestal na localidade de Reigada.
O alerta foi dado na quarta-feira, e as diligências policiais permitiram identificar o suspeito, que se encontrava a realizar trabalhos agrícolas com uma máquina giratória. A utilização do equipamento originou um foco de incêndio que rapidamente se descontrolou, mas que foi prontamente extinto pelo próprio indivíduo.
O homem foi constituído arguido e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Figueira de Castelo Rodrigo.
A GNR aproveitou a ocasião para recordar que as queimas e queimadas são uma das principais causas de incêndios em Portugal. Sublinhou ainda que a sua realização é proibida sempre que se verifique um nível de perigo de incêndio rural muito elevado ou máximo, dependendo de autorização ou comunicação prévia noutros períodos.
Artigos
6





Atualidade
Ver mais
Pastam ovelhas no remoto "cantinho sagrado" onde, ao contrário do estabelecido no contrato assinado, o consórcio construtor da linha de alta velocidade (AVAN Norte) quer pôr a estação de Vila Nova de Gaia, ameaçando vivências, agricultura e indústria.

O Rotary Club de Seia vai promover, no próximo dia 26 de outubro, um passeio O conteúdo Rotary Club de Seia organiza passeio solidário para apoiar vacinação contra a Poliomielite aparece primeiro em Seia Digital.

Vítima viveu sob um ciclo de violência desde 2003

Associações elogiam propostas para proibir queima de madeira mas deixam alerta