
Homem de 56 anos morre em Marvão sem socorro da VMER, estava inoperacional



Um homem de 56 anos morreu na passada terça-feira, 26 de agosto, em Marvão, vítima de uma paragem cardiorrespiratória, num período em que a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Portalegre se encontrava inoperacional. Este incidente marca a segunda morte no distrito de Portalegre, durante o mês de agosto, em circunstâncias semelhantes.
O alerta foi dado pelos familiares para o 112 perto da meia-noite.
Perante a indisponibilidade da VMER, o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) acionou uma ambulância dos bombeiros de Castelo de Vide. Ao chegar ao local, a equipa de bombeiros iniciou de imediato as manobras de suporte básico de vida e transportou a vítima para o Serviço de Urgência de Portalegre, onde o óbito viria a ser declarado no Hospital Dr. José Maria Grande. Miguel Lopes, da administração da Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Alentejo, confirmou que a VMER estava inoperacional "por falta de elemento médico". O administrador reconheceu que se trata de uma "situação crítica" que se arrasta há anos, relacionada com as carências na fixação e recrutamento de profissionais de saúde na região. A situação é agravada durante os meses de férias, como julho e agosto.
Este é o segundo caso fatal no mês, após um homem ter falecido em Castelo de Vide no dia 13 de agosto, também por indisponibilidade da VMER.
Os dados revelam a gravidade do problema: entre janeiro e julho, a VMER de Portalegre esteve inoperacional durante quase 500 horas.
A administração da ULS do Alto Alentejo já adiantou que a escala para o mês de setembro não está completa e continuará a ter falhas. Está agendada uma reunião de urgência com o INEM para o dia 2 de setembro, com o objetivo de encontrar soluções, que poderão passar pelo reforço da formação VMER para mais médicos e enfermeiros.
Artigos
8







Atualidade
Ver mais
Educação sexual? Surge "explicitamente" na ENEC, diz ministro
O ministro da Educação defendeu hoje que a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC) contém o tema da educação sexual "explicitamente", defendendo que ficou "suficientemente claro" essa situação no documento.

Ginecologia e Obstetrícia do Garcia de Orta com sete novos médicos
O hospital Garcia de Orta, em Almada, vai ter a partir de setembro sete novos médicos especialistas que irão integrar o Serviço de Ginecologia e Obstetrícia da unidade, disse hoje à Lusa a Unidade Local de Saúde Almada-Seixal.

Previsão do estado do tempo para 30 de agosto de 2025
Estado do tempo para os próximos dias nos concelhos e Mafra, Sintra, Torres Vedras e Lisboa. Mafra Sáb. 30 Dom. 31 Seg. 01 Ter. 02 Céu parcialmente nublado Céu parcialmente nublado Céu parcialmente nublado Céu parcialmente nublado 18º/24º 16º/23º 15º/22º 15º/23º Moderado, Noroeste Moderado, Noroeste Moderado, Noroeste Moderado, Oeste Ericeira Sáb. 30 Dom. 31 Seg. 01 Ter. 02 Chuva/aguaceiros fracos Céu pouco nublado Céu pouco nublado Chuva/aguaceiros fracos 19º/23º 18º/23º 17º/22º 17º/23º Moderado, Noroeste Moderado, Noroeste Moderado, Noroeste Moderado, Oeste Sintra Sáb. 30 Dom. 31 Seg. 01 Ter. 02 Céu…

Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Garcia de Orta reforçado com sete novos médicos
As escalas indicam que as urgências de Ginecologia e Obstetrícia dos hospitais Garcia de Orta, em Almada (Setúbal) e Infante Dom Pedro, em Aveiro, vão estar encerradas no sábado e no domingo.