menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Homens armados matam nove pessoas e ferem dez perto de Joanesburgo

Um ataque armado em Bekkersdal, perto de Joanesburgo, resultou na morte de nove pessoas e em dez feridos, reacendendo o alarme sobre a violência endémica na África do Sul. As autoridades já lançaram uma operação de busca para encontrar os suspeitos, que se encontram em fuga.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

O incidente ocorreu na madrugada de domingo em Bekkersdal, a 40 quilómetros de Joanesburgo, quando homens armados, que se deslocavam em dois veículos, abriram fogo indiscriminadamente.

O ataque começou no interior de um bar informal e prosseguiu na rua, onde os suspeitos continuaram a disparar sobre os transeuntes enquanto fugiam.

A polícia sul-africana, que inicialmente avançou um balanço de dez mortos, corrigiu posteriormente o número para nove vítimas mortais, mantendo-se o registo de dez feridos.

O motivo do crime ainda não foi esclarecido.

As autoridades confirmaram que foi lançada uma "caça ao homem" para capturar os responsáveis.

Segundo um comunicado da polícia, "algumas vítimas foram baleadas aleatoriamente na rua por homens armados não identificados". Brenda Muridili, porta-voz da polícia da província de Gauteng, afirmou que ainda não existem "informações detalhadas" sobre a identidade de todas as vítimas. Este ataque insere-se num contexto de criminalidade e corrupção endémicas que afetam a África do Sul, frequentemente alimentadas por redes de crime organizado.

Os tiroteios são comuns no país, muitas vezes associados a violência entre gangues e ao consumo de álcool.

Apesar de muitos cidadãos possuírem armas de fogo legalmente para proteção, o número de armas ilegais em circulação é consideravelmente superior.

A gravidade da situação é refletida nos dados oficiais da polícia, que indicam que, entre abril e setembro, foram mortas em média 60 pessoas por dia no país. Este episódio em Bekkersdal ocorre poucas semanas após um ataque semelhante, a 6 de dezembro, em Pretória, onde 11 pessoas, incluindo uma criança de três anos, foram mortas a tiro num alojamento de trabalhadores que albergava um bar clandestino.

Artigos

5
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones