O Renascimento dos Ícones: Honda Reimagina Prelude e NSX para uma Nova Era



Após uma ausência de 25 anos, a Honda confirmou o regresso do Prelude ao mercado europeu. A sexta geração do icónico coupé desportivo abandona os motores exclusivamente a combustão e adota uma motorização híbrida e:HEV, que combina um motor a gasolina de 2,0 litros com dois motores elétricos, debitando uma potência combinada de 184 cv (134 kW).
O design exterior, descrito pela marca como inspirado na “elegância e leveza intemporal dos planadores”, apresenta uma silhueta baixa e larga, com jantes de 19 polegadas e faróis LED. Uma das principais inovações tecnológicas é o sistema Honda S+ Shift, que simula a sensação e o som de uma caixa de velocidades automática através de uma transmissão virtual de oito velocidades, controlada por patilhas no volante.
Esta funcionalidade, aliada ao Active Sound Control (ASC), visa reforçar a ligação entre o condutor e o veículo.
O comportamento dinâmico foi aprimorado com tecnologia herdada do Civic Type R, incluindo uma suspensão multilink, amortecedores adaptativos e a mais recente versão do sistema Agile Handling Assist (AHA).
O condutor pode ainda escolher entre quatro modos de condução: “Comfort”, “GT”, “Sport” e “Individual”. O interior foi concebido para ser centrado no condutor, com um painel de instrumentos digital de 10,2 polegadas e um ecrã de infoentretenimento de 9 polegadas compatível com Apple CarPlay e Android Auto. Apesar do seu perfil desportivo 2+2, o novo Prelude oferece uma surpreendente capacidade de bagageira de até 663 litros com os bancos traseiros rebatidos.
A segurança é assegurada pelo mais recente sistema Honda SENSING.
O modelo chegará a Portugal no próximo ano, com um preço que, segundo uma das análises, poderá ultrapassar os 60.000 euros.
Paralelamente ao renascimento do Prelude, o legado de outro ícone da Honda, o NSX, continua vivo através de projetos de homenagem.
A JAS Motorsport, em colaboração com a Pininfarina, está a desenvolver um restomod com carroçaria em fibra de carbono sobre chassis originais do NSX, mantendo um motor V6 VTEC naturalmente aspirado e caixa manual.
A Italdesign também anunciou um tributo ao desportivo nipónico, embora com menos detalhes revelados até ao momento.
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