menulogo
Notícias Agora
user
Close

Descoberta e Desativação de Bomba da II Guerra Mundial em Hong Kong

A descoberta de uma bomba da Segunda Guerra Mundial, totalmente operacional, num estaleiro de obras em Hong Kong, levou a uma complexa operação policial que culminou na evacuação de seis mil pessoas e na neutralização do engenho explosivo.
News ImageNews ImageNews Image

As autoridades de Hong Kong ordenaram a evacuação de seis mil residentes de 18 edifícios na zona densamente povoada de Quarry Bay, após a descoberta de uma bomba da Segunda Guerra Mundial na sexta-feira. O engenho, encontrado a dez metros de profundidade num estaleiro de obras, foi considerado "totalmente operacional" e de alto risco. A bomba media 1,5 metros de comprimento, pesava aproximadamente 450 kg e continha cerca de 227 kg de Trinitrotolueno (TNT), um material explosivo de alto desempenho.

Acredita-se que o artefacto tenha sido lançado por uma aeronave dos Estados Unidos durante o conflito.

A complexa operação de desativação foi conduzida pela Unidade de Desativação de Artilharia da Polícia e anunciada como "neutralizada com sucesso" no sábado. O processo, descrito como "duro", envolveu a realização de uma incisão de 30 centímetros no invólucro da bomba para aceder e trabalhar o material explosivo no seu interior.

Durante a operação, várias estradas foram bloqueadas por precaução e foi prestado apoio aos residentes deslocados.

Cerca de 35 grupos de assistência locais, com o apoio do distrito de Wan Chai, colaboraram na evacuação, tendo sido disponibilizado transporte e alojamento temporário em espaços comunitários. Este tipo de ocorrência não é inédito em Hong Kong. Em 2018, três artefactos semelhantes foram encontrados na zona de Wan Chai, sendo que um deles exigiu 20 horas de trabalho e a retirada de 1.250 pessoas. A incessante urbanização e o desenvolvimento imobiliário na antiga colónia britânica trazem frequentemente à superfície relíquias de conflitos passados.

Documentos históricos atestam os intensos bombardeamentos aliados a partir de 1942, após a conquista japonesa em 1941, que deixaram inúmeras munições por detonar no território.

Artigos

8
categoryVer categoria completa