
Descoberta e Desativação de Bomba da II Guerra Mundial em Hong Kong



As autoridades de Hong Kong ordenaram a evacuação de seis mil residentes de 18 edifícios na zona densamente povoada de Quarry Bay, após a descoberta de uma bomba da Segunda Guerra Mundial na sexta-feira. O engenho, encontrado a dez metros de profundidade num estaleiro de obras, foi considerado "totalmente operacional" e de alto risco. A bomba media 1,5 metros de comprimento, pesava aproximadamente 450 kg e continha cerca de 227 kg de Trinitrotolueno (TNT), um material explosivo de alto desempenho.
Acredita-se que o artefacto tenha sido lançado por uma aeronave dos Estados Unidos durante o conflito.
A complexa operação de desativação foi conduzida pela Unidade de Desativação de Artilharia da Polícia e anunciada como "neutralizada com sucesso" no sábado. O processo, descrito como "duro", envolveu a realização de uma incisão de 30 centímetros no invólucro da bomba para aceder e trabalhar o material explosivo no seu interior.
Durante a operação, várias estradas foram bloqueadas por precaução e foi prestado apoio aos residentes deslocados.
Cerca de 35 grupos de assistência locais, com o apoio do distrito de Wan Chai, colaboraram na evacuação, tendo sido disponibilizado transporte e alojamento temporário em espaços comunitários. Este tipo de ocorrência não é inédito em Hong Kong. Em 2018, três artefactos semelhantes foram encontrados na zona de Wan Chai, sendo que um deles exigiu 20 horas de trabalho e a retirada de 1.250 pessoas. A incessante urbanização e o desenvolvimento imobiliário na antiga colónia britânica trazem frequentemente à superfície relíquias de conflitos passados.
Documentos históricos atestam os intensos bombardeamentos aliados a partir de 1942, após a conquista japonesa em 1941, que deixaram inúmeras munições por detonar no território.
Artigos
8







Mundo
Ver mais
Migrantes: "Queremos que Venezuela aceite prisioneiros e internados"
O Presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou hoje a Venezuela com consequências "incalculáveis" se o Governo venezuelano não aceitar os "prisioneiros e internados dos hospitais psiquiátricos", que foram "empurrados" para os EUA.

Neste festival chegam a ser consumidos 7 milhões de litros de cerveja
O famoso Oktoberfest, em Munique, na Alemanha, já começou e são esperados sete milhões de visitantes e outros tantos litros de cerveja consumida.

Comissária apela a investimento da UE na preparação contra ciberataques
A comissária europeia para a Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, Hadja Lahbib, defendeu hoje que a União Europeia (UE) deve investir na preparação perante ameaças reais como o ciberataque que paralisou aeroportos na Bélgica, Reino Unido e Alemanha.

Reportagem nas defesas antiaéreas em Kiev
A Rússia intensificou nas últimas semanas os ataques com mísseis, mas sobretudo drones, contra as principais cidades ucranianas, incluindo Kiev. Os enviados especiais da TVI, Helena Lins e Nuno Quá, mostram como as defesas antiaéreas são colocadas à prova para proteger a capital ucraniana.