
Hospital de Águeda recebe novo TAC e reforça capacidade de diagnóstico



A Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULS RA) anunciou um investimento de 2.170.339 euros, acrescidos de IVA, para reforçar a capacidade de diagnóstico dos seus hospitais. Financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o projeto visa a modernização do parque tecnológico e a aquisição de novos equipamentos de imagiologia para os hospitais de Aveiro e Águeda. O plano contempla a aquisição de três novos equipamentos de Tomografia Computorizada (TC). O Hospital de Águeda receberá um TC de 64 cortes, que substituirá o atual equipamento de 16 cortes com 15 anos de utilização. Para o Hospital de Aveiro, estão previstos dois tomógrafos: um de 128 cortes, que irá substituir um aparelho de 16 cortes com 14 anos, e outro de 256 cortes. Este último permitirá a realização de exames mais complexos, como estudos de perfusão cerebral e imagem espectral. A aquisição dos três equipamentos de TC representa um investimento de 1.785.450 euros, mais IVA. Além dos tomógrafos, o investimento abrange a compra de equipamentos complementares. Serão adquiridos um Intensificador de Imagem 3D, no valor de 219.990 euros, um aparelho de Raio-X portátil, orçado em 74.899 euros, e um Intensificador de Imagem simples, no valor de 90.000 euros, valores aos quais acresce o IVA.
Segundo a administração da ULS RA, este reforço tecnológico visa melhorar a qualidade e a segurança dos cuidados prestados aos utentes.
A modernização é vista como um passo essencial para atrair e fixar profissionais de saúde, bem como para impulsionar a investigação e a formação na área da saúde. A substituição do equipamento no Hospital de Águeda era uma reivindicação antiga de profissionais e utentes, sendo a sua concretização considerada uma vitória para a comunidade local.
Artigos
10









Atualidade
Ver mais
Casal acusado de triplo homicídio em Bragança começa hoje a ser julgado
O Tribunal Judicial de Bragança começa hoje a julgar o casal acusado de matar outro casal e o filho deste, na própria habitação da família, na aldeia de Donai, Bragança, em julho de 2022.

Tedros acusa Israel de usar fome como arma de guerra em Gaza
O diretor-geral da OMS alertou que a fome em Gaza, um “crime de guerra”, não tornará Israel mais seguro nem facilitará a libertação de reféns. Apelou ao fim imediato da catástrofe, com 370 mortes por inanição, e à evacuação urgente de mais de 15 mil doentes

Queimar dinheiro!
Há 26 anos que as instalações do Centro Nacional de Luta Contra o Fogo de Arruda dos Vinhos estão ao abandono.

Klépierre Academy chega a Portugal para apoiar pessoas com dificuldades intelectuais
Iniciativa insere-se no programa Act4Good e pretende apoiar a empregabilidade de pessoas com dificuldades intelectuais e de desenvolvimento. O programa consiste num período de formações para 18 pessoas e terminará com uma feira de emprego.