
Hospital de Évora fez mais mil cirurgias nos primeiros sete meses deste ano



A Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC) revelou que o Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) realizou mais 1.000 cirurgias nos primeiros sete meses de 2025, em comparação com o período homólogo de 2024, atingindo um total de 6.574 intervenções. Este aumento de quase 18% reflete um crescimento tanto nas cirurgias com internamento, que subiram 27,7% (de 985 para 1.258), como nas de ambulatório, que aumentaram 15,8% (de 4.589 para 5.316). Para além da atividade cirúrgica, o HESE registou um aumento de 4,1% no número total de consultas médicas, que ascenderam a 104.960. Verificou-se também um crescimento nas sessões de quimioterapia (10,3%), nos tratamentos médicos complexos (10,2%) e na hospitalização domiciliária, que teve um aumento expressivo de 43,8%. Na região Centro, o Hospital Compaixão, em Miranda do Corvo, atendeu 9.595 utentes nos primeiros oito meses de 2025, consolidando-se como uma referência de saúde para a região, que abrange também Coimbra, Lousã e Penela. Desde a sua abertura em fevereiro, o Centro de Atendimento Clínico (CAC) realizou 1.818 atendimentos.
No total, o hospital efetuou mais de 13.000 atos médicos e complementares, incluindo 3.770 exames de imagiologia e 2.125 atos de cardiologia. A instituição prepara-se para expandir a sua oferta com novos serviços, como audiologia e fisioterapia pélvica, uma nova ala de cuidados paliativos e o início de cirurgias em regime de ambulatório, com o objetivo de reduzir as listas de espera do SNS. No Norte do país, destaca-se o projeto de investigação FIBRALUNG, que atingiu a marca das 1.000 amostras no seu biobanco de doentes com doenças pulmonares difusas.
Esta iniciativa pioneira em Portugal, desenvolvida em parceria entre a ULS de S. João, a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e o I3S, visa aprofundar o conhecimento sobre estas doenças raras para permitir diagnósticos mais precoces e tratamentos mais eficazes.
O projeto sublinha a importância de uma abordagem multidisciplinar, envolvendo especialidades como Pneumologia, Anatomia Patológica e Radiologia.
Artigos
11










Atualidade
Ver mais
Alterações climáticas tornam ondas de calor em Portugal 40 vezes mais prováveis
As alterações climáticas provocadas pela atividade humana aumentaram em 40 vezes o risco de ondas de calor como a que alimentou incêndios florestais mortais em Portugal e Espanha em agosto, segundo um estudo divulgado hoje.

Elevador da Glória. Instituto do Sangue reforçou reservas nos hospitais
O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) acionou um plano de contingência e reforçou as reservas de sangue dos hospitais que deram resposta às vítimas do acidente de quarta-feira no elevador da Glória, em Lisboa.

AO MINUTO: Lisboa de luto; Há 15 mortos e 23 feridos (mais de 5 graves)
Acompanhe aqui AO MINUTO todas as incidências e reações ao descarrilamento do Elevador da Glória, em Lisboa.

Hoje é notícia: SCUT? Mais 30% de automóveis por dia; TAP perde milhões
Fique a par dos temas que fazem as primeiras páginas dos jornais nacionais desta quinta-feira, dia 4 de setembro.