
Huawei anuncia construção de centro de I&D em Angola



A Huawei anunciou a sua intenção de construir um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (I&D) em Angola, com conclusão prevista para 2027. A confirmação do projeto surgiu após um encontro entre o presidente da Huawei para a região da África subsariana, Hover Gao, e o chefe de Estado angolano, João Lourenço. Esta iniciativa representa a segunda grande aposta da empresa no continente este ano, após a inauguração da sua sede regional para toda a África. Segundo o diretor-geral da Huawei para os países lusófonos, António Hou, o novo centro faz parte do compromisso da empresa com a transformação digital e o acesso universal à tecnologia em Angola. O objetivo é garantir que a tecnologia "não seja um privilégio para poucos", contribuindo para que o país atinja o acesso universal à internet e aos benefícios da digitalização.
Além de reforçar a inclusão digital, o projeto pretende acelerar o desenvolvimento de setores estratégicos como a educação, a saúde e a conetividade.
Embora a decisão de avançar com a construção esteja tomada, o local exato para a instalação do centro e o valor do investimento ainda se encontram em fase de análise.
O projeto não se limita à infraestrutura tecnológica, incluindo também um forte componente de formação.
Em paralelo com a construção do centro, a Huawei planeia estabelecer parcerias com universidades angolanas para formar 7.000 talentos locais até 2027.
As áreas de formação irão focar-se em competências de futuro, como inteligência artificial, conetividade e outras tecnologias emergentes, promovendo o acesso equitativo ao conhecimento e às novas tecnologias no país.
Artigos
5




Ciência e Tecnologia
Ver mais
Fernando Alexandre participou no 50.º aniversário da Escola de Engenharia da UMinho O conteúdo Em Guimarães, ministro anuncia mais 40 milhões para a Ciência no Orçamento do Estado de 2026 aparece primeiro em O MINHO.

Ao longo de uma semana e mais de 1000 quilómetros, confirmei o que já suspeitava: sou uma Honda girlie. Testámos o primeiro (e único) 100% eléctrico da marca japonesa e revelamos o que mais nos agradou e o que precisa ser melhorado.

Era um dos lançamentos em Acesso Antecipado mais aguardados do ano no Steam, mas os planos mudaram à última da hora. Kingmakers, o ambicioso jogo que mistura combate medieval com armamento moderno, foi adiado por tempo indeterminado pela produtora Redemption Road. O lançamento estava agendado para o próximo dia 8 de outubro. A notícia apanhou de surpresa a comunidade de jogadores, especialmente considerando a enorme popularidade do título. Graças à sua impressionante simulação de físicas e ao ...

Todos os anos, o lançamento de um novo iPhone traz consigo uma avalanche de acessórios. No entanto, com a chegada da família iPhone 17 e do iPhone Air, foi um produto inesperado que captou a atenção e, aparentemente, as carteiras dos consumidores: a Alça a Tiracolo (Crossbody Strap). Apesar de ter sido recebida com alguma surpresa, especialmente no mercado norte-americano, este novo acessório parece estar a ser um verdadeiro sucesso de vendas. Cerca de um mês após o seu lançamento, a maioria ...