
i3S lidera investigação para reverter fibrose da pele com financiamento europeu



O Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) irá conduzir um projeto de cinco anos, denominado FibroRevert, para criar ferramentas inovadoras capazes de reverter a fibrose cutânea. A investigação é liderada pelo cientista Rúben Pereira, também docente do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), e foi financiada com uma Starting Grant de 1,5 milhões de euros atribuída pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC).
A fibrose da pele, que resulta frequentemente em cicatrizes de queimaduras ou cirurgias, pode ser uma condição dolorosa, desfigurante e incapacitante.
O grande objetivo do projeto é desenhar e desenvolver biomateriais e plataformas de bioengenharia para reverter este processo patológico.
Segundo Rúben Pereira, o principal desafio consiste em "identificar se é possível reverter a fibrose patológica sem causar alterações colaterais noutros tecidos".
Para tal, a equipa adotará uma abordagem que combina biomateriais com propriedades programáveis, células e bioimpressão 3D.
Esta tecnologia permitirá recriar em laboratório modelos fiáveis de fibrose que não só mimetizam o tecido humano, mas também permitem a manipulação das suas propriedades em tempo real.
O objetivo é estudar os mecanismos de comunicação entre as células e a matriz extracelular que promovem ou revertem a fibrose. O projeto assentará na análise de amostras de tecidos humanos para identificar as alterações celulares e moleculares que causam a patologia. Com base nestes dados, será desenvolvida uma "biblioteca única de biomateriais" capaz de reproduzir as propriedades da matriz extracelular e, assim, regular o comportamento das células em contextos saudáveis e patológicos. O financiamento enquadra-se nas ERC Starting Grants de 2025, que apoiaram 478 investigadores na Europa com um total de 761 milhões de euros. Em Portugal, além de Rúben Pereira, foram distinguidos outros cinco investigadores.
Com esta bolsa, a Universidade do Porto passa a contar com 24 investigadores distinguidos pelo ERC desde 2007.
Artigos
5




Ciência e Tecnologia
Ver mais
'OD' é o novo (e arrepiante) jogo de Hideo Kojima. Eis o 'teaser'
O produtor japonês Hideo Kojima é conhecido não só pelos jogos ‘Death Stranding’, como também pela saga ‘Metal Gear Solid’. ‘OD’ conta no elenco com Sophia Lillis (‘It’, ‘Sharp Objects’), Hunter Schafer (‘Euphoria’, ‘The Hunger Games: The Ballad of Songbirds & Snakes’) e Udo Kier (‘Blade’, ‘O Agente Secreto’).

Aqui estão algumas fotos captadas com o iPhone Air e iPhone 17 Pro Max
Se está indeciso em relação ao iPhone Air ou iPhone 17 Pro Max, estas amostras do que é possível fazer com estes novos telemóveis da Apple podem ajudá-lo a chegar a uma decisão.

Líder climático da ONU diz que é preciso converter promessas em ação concreta
O responsável da convenção das Nações Unidas sobre alterações climáticas (UNFCCC) diz que na “nova era de ação climática” é preciso transformar promessas feitas em ações concretas.

IA não substitui coragem
Opinião de João Bernardo Gonçalves, Executive manager da Michael Page