Gemini Deep Research: A IA da Google Passa a Aceder a Dados Pessoais para Relatórios Aprofundados



A Google está a reforçar as capacidades da sua ferramenta de inteligência artificial (IA) Deep Research, integrada no seu 'chatbot' Gemini.
A principal novidade consiste na capacidade da ferramenta aceder e integrar informações de serviços pessoais do utilizador, como o Gmail, Drive e Chat, para gerar relatórios mais detalhados e personalizados.
O objetivo desta atualização é agilizar as pesquisas e fazer o "trabalho pesado" de exploração em múltiplos 'sites', combinando fontes da web com os dados privados do utilizador.
O Deep Research foi concebido para realizar análises aprofundadas e oferecer resumos de consultas de informação.
Com esta nova integração, a Google explica que os utilizadores poderão criar relatórios "ainda mais completos", incorporando informações pessoais ou detalhadas a partir dos seus próprios dados.
Desta forma, os resultados oferecidos pela ferramenta serão mais ajustados às necessidades específicas de cada pessoa, utilizando o conteúdo armazenado em serviços como o Gmail ou a plataforma de armazenamento em nuvem Drive.
A utilização desta funcionalidade está sob a supervisão do utilizador.
Ao iniciar uma tarefa no Deep Research através do Gemini, será necessário escolher a quais serviços se pretende dar acesso à ferramenta, podendo selecionar entre a pesquisa Google, Gmail, Drive ou Chat.
Segundo a empresa, a privacidade e o controlo do utilizador são mantidos, uma vez que este tem de autorizar o acesso a cada serviço.
A nova capacidade do Gemini Deep Research já começou a ser disponibilizada aos utilizadores do modelo de IA.
Embora o lançamento oficial se tenha focado na versão para computador, a Google afirmou que a funcionalidade chegará também aos dispositivos móveis nos próximos dias.
Artigos
15Ciência e Tecnologia
Ver mais
Esta é uma das plataformas que mais ocupa espaço no teu telemóvel, mas há uma funcionalidade que permite libertar memória e melhorar o desempenho do dispositivo

A Ruter encontrou potenciais riscos de cibersegurança nos autocarros da marca chinesa Yutong, que podem ser acedidos remotamente a partir “porta de acesso” para controlar os sistemas de controlo dos veículos, em paralelo com as atualizações remotas over-the-air. A , operadora norueguesa de transportes públicos efetuou testes em ambiente controlado com dois autocarros, um novo […] O conteúdo Autocarros chineses investigados na Escandinávia por risco de cibersegurança aparece primeiro em AutoGear.

Empresa apresentou a nova funcionalidade Vibes em setembro para os utilizadores nos EUA.

Muito já se falou sobre o Toyota GR GT, o tão aguardado superdesportivo da marca japonesa que vai equipar um V8 biturbo totalmente novo e eletrificado. A sua estreia está marcada para 5 de dezembro, e a contagem decrescente já começou, literalmente. Se até agora vindo a associar esta mecânica sempre a desportivos, tudo indica […] O post Novo motor V8 da Toyota poderá ser pau para toda a obra apareceu primeiro em Razão Automóvel.



