menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Inteligência Artificial está a alterar os padrões de consumo em Portugal segundo a Google

A inteligência artificial (IA) está a transformar a forma como os consumidores portugueses pesquisam e compram, tornando os seus processos de decisão mais complexos e personalizados. Esta mudança profunda é impulsionada por pesquisas mais longas e detalhadas, de acordo com a responsável de vendas da Google Portugal.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

A inteligência artificial está a alterar “profundamente” os padrões de consumo em Portugal, tornando os processos de decisão de compra mais complexos e únicos para cada pessoa. A afirmação é de Joana Bastos dos Santos, responsável pela área de vendas da Google Portugal, que considera 2025 o ano “mais transformador” dos seus 18 anos de carreira.

Segundo a responsável, os consumidores fazem agora pesquisas “duas a três vezes mais longas” e mais complexas, formuladas como perguntas com nuances que oferecem maior contexto sobre as suas intenções.

Um estudo da Google, o Consumer Google Survey, realizado em novembro, corrobora esta tendência.

Os dados mostram que 76,2% dos portugueses utilizam o Google para pesquisar ou comprar produtos e serviços online.

A plataforma é agora utilizada não só nas fases finais da compra, mas também na etapa inicial de descoberta e inspiração.

Cerca de 40% dos inquiridos usam o motor de busca para procurar ideias, 31% para comparar preços e características, 29% para descobrir novas marcas ou produtos e 19% para ler avaliações.

A pesquisa multimodal também está a crescer, com 44% dos utilizadores a afirmarem ter pesquisado por imagem no último ano e 23% por voz.

Esta crescente complexidade no percurso do consumidor representa um desafio para as marcas, que têm dificuldade em impactar o cliente no momento certo com a mensagem relevante.

A IA surge como a solução para este problema, ajudando as empresas a chegar mais facilmente ao consumidor.

Para Joana Bastos dos Santos, o principal desafio para as marcas é “conseguir identificar um utilizador num momento crítico do processo de decisão de compra”. Olhando para o futuro, a responsável da Google aponta os agentes de IA como “a nova fronteira”. Estes assistentes digitais estão a evoluir de uma fase de automação para uma de colaboração, podendo ajudar em várias áreas da vida do utilizador, incluindo completar uma compra.

No entanto, esta tecnologia ainda se encontra numa “fase muito embrionária”, esperando-se mais clareza sobre o seu desenvolvimento no próximo ano.

Artigos

6
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones