menulogo
Notícias Agora
user
Close

IDF terão invadido casa de realizador palestiniano

A casa de Basel Adra, ativista e realizador palestiniano do documentário premiado "No Other Land", foi invadida e alvo de buscas por soldados israelitas na Cisjordânia, após um ataque de colonos à sua aldeia.
News ImageNews ImageNews Image

O ativista e realizador palestiniano Basel Adra, um dos quatro cineastas do documentário vencedor de um Óscar "No Other Land", denunciou que a sua casa foi invadida e revistada pelo exército israelita. O incidente ocorreu na tarde de sábado, após um conflito com colonos israelitas do colonato não autorizado de Havat Ma'on, que, segundo Adra, invadiram o olival da sua família. De acordo com o relato do realizador à CNN, durante o ataque dos colonos, a polícia e o exército estavam presentes mas não intervieram para impedir a violência.

Adra acusou que uma ativista foi espancada e que dois dos seus irmãos e um primo foram atacados ao tentarem deter os colonos.

Após estes acontecimentos, os militares israelitas entraram na aldeia, revistaram a sua casa durante cerca de vinte minutos, verificaram o telemóvel da sua esposa e bloquearam o acesso de uma ambulância à comunidade. Uma das fontes indica que Adra não estaria presente no momento da invasão da sua casa e que o ataque dos colonos deixou três dos seus familiares feridos.

O documentário "No Other Land", uma coprodução palestiniana e israelita, retrata a luta dos residentes de Masafer Yatta, na Cisjordânia ocupada, para impedir a demolição das suas casas pelos militares israelitas.

Desde que receberam o prémio, os criadores do filme têm sido alvo de múltiplas agressões. Em março, Hamdan Ballal, outro co-realizador do documentário, foi detido pelas Forças de Defesa de Israel depois de ter sido atacado por colonos.

Artigos

5

Cultura e Entretenimento

Ver mais
categoryVer categoria completa