Homem de 92 anos mata colega de 96 com uma barra de ferro num lar ilegal em Ourique



Um idoso de 96 anos morreu no Hospital de Beja no seguimento de agressões sofridas no sábado à noite, por volta das 22h30, num lar em Garvão, Ourique. O agressor, um utente de 92 anos da mesma instituição, atacou de forma inesperada outros residentes com uma barra de ferro, que terá arrancado de uma casa de banho.
Além da vítima mortal, que foi agredida na cabeça enquanto dormia, o ataque provocou ferimentos em mais três pessoas. Um homem de 68 anos sofreu ferimentos na cabeça e uma mulher de 60 anos sofreu ferimentos ligeiros. As vítimas foram inicialmente transportadas para o Centro de Saúde de Castro Verde e depois encaminhadas para o Hospital de Beja. O agressor foi levado para o serviço de psiquiatria da mesma unidade hospitalar. O caso está a ser investigado pela Polícia Judiciária de Faro, que foi contactada devido à existência de uma vítima mortal.
As autoridades já estiveram no local para recolher depoimentos.
Foi revelado que o lar de idosos em questão não possuía licença da Segurança Social para funcionar, encontrando-se, por isso, em situação ilegal. As instalações pertenciam anteriormente a uma Unidade de Cuidados Continuados que encerrou em janeiro de 2022, havendo desde então a intenção de ali abrir um lar privado.










