Governo Lança Dupla Ofensiva para Combater o Desemprego Jovem através do IEFP



O secretário de Estado Adjunto e do Trabalho, Adriano Rafael Moreira, anunciou, no âmbito da discussão da proposta de Orçamento do Estado para 2026 (OE2026), duas medidas do Governo destinadas a combater o desemprego jovem. As iniciativas visam demonstrar que existem oportunidades de trabalho em Portugal, de modo a reter os jovens no país e incentivar o regresso de outros, apesar de o mercado de trabalho nacional estar próximo do pleno emprego. A primeira medida consiste numa “campanha interna” do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), que está a contactar ativamente todos os jovens inscritos que não recebem subsídio de desemprego para lhes oferecer oportunidades de emprego. Esta ação é de contacto direto e proativo por parte do instituto.
A segunda iniciativa é uma “medida excecional de incentivo ao regresso ao trabalho”, formalizada através de uma portaria em Diário da República.
Este incentivo destina-se a jovens desempregados com idade inferior a 30 anos, que estejam inscritos no IEFP e que recebam subsídio de desemprego. Segundo uma fonte oficial do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, o IEFP estima que esta medida abranja cerca de 8.000 beneficiários e represente uma poupança de 13 milhões de euros para o Estado. Estas medidas surgem num contexto em que a taxa de desemprego geral em Portugal recuou para 6,1% em agosto, mas a taxa de desemprego jovem, embora a diminuir, permanecia elevada, situando-se nos 18,9% no mesmo mês, o valor mais baixo desde junho de 2023. A proposta do OE2026 será discutida na generalidade nos dias 27 e 28 de outubro, com a votação final global agendada para 27 de novembro.
Artigos
6Economia
Ver mais
O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) acusou hoje a SATA Holding de estar a “impedir o acesso” a “informação fundamental” para o futuro da Azores Airlines, em vez de “criar condições de negociação real”. Em comunicado enviado à agência Lusa, o SPAC denuncia que a SATA Holding “continua a impedir o acesso à […] O conteúdo Sindicato acusa SATA Holding de impedir acesso a “informação fundamental” ao futuro da Azores Airlines aparece primeiro em jornalacores9.pt.

O consórcio Newtour/MS Aviation, interessado na compra da Azores Airlines, revelou hoje que a SATA Holding não autoriza que discuta com os trabalhadores o projeto estratégico para a empresa de aviação açoriana. Em comunicado enviado à agência Lusa, o agrupamento Newtour/MS Aviation considera “inaceitável a postura bloqueadora” do conselho de administração da SATA Holding, que […] O conteúdo Consórcio diz que não foi autorizado pela SATA Holding a dialogar com trabalhadores da Azores Airlines aparece primeiro em jornalacores9.pt.

Dirigente sindical sublinha que a "atitude não só mina a credibilidade do processo, como alimenta um ambiente de desconfiança que prejudica a companhia".

A crise de chips que ameaça afetar a indústria automóvel está a assumir contornos cada vez mais preocupantes. “Este é um assunto extremamente sensível”, disse Benjamin Krieger, secretário-geral da CLEPA (Associação Europeia dos Fornecedores Automóveis). Depois da ACEA (Associação Europeia de Fabricantes Automóveis) ter manifestado preocupação, a CLEPA junta-se ao apelo por uma resposta coordenada. […] O post Crise dos chips. Fornecedores automóveis europeus lançam apelo apareceu primeiro em Razão Automóvel.




