Falha Sistémica no Santa Maria: Relatório da IGAS Expõe Irregularidades em Cirurgias e Envia Caso para o Ministério Público



Um relatório da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) concluiu que existiram múltiplas irregularidades e uma falha generalizada dos mecanismos de controlo no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, que permitiram a um médico dermatologista, Miguel Alpalhão, auferir indevidamente 714.176,42 euros através de cirurgias realizadas em produção adicional. O documento, descrito como “arrasador”, corrobora as notícias anteriormente avançadas por vários órgãos de comunicação social e já foi enviado para o Ministério Público, onde decorre um inquérito-crime, bem como para o gabinete da ministra da Saúde e para o conselho de administração do hospital.
Segundo a investigação da IGAS, o médico em causa “emitiu e aprovou 450 propostas cirúrgicas” e realizou 356 desses atos, tendo total liberdade para propor, executar e atribuir um valor aos procedimentos sem qualquer supervisão.
Entre as irregularidades detalhadas, consta a realização de cirurgias aos seus próprios pais, sem que estes tivessem sido previamente referenciados, classificando os casos como “muito prioritários”.
Estas operações custaram ao Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia (SIGIC) quase 9 mil euros, dos quais 5.500 euros foram pagos ao médico.
Foram ainda detetadas violações das regras do manual do SIGIC, como codificações de procedimentos em locais do corpo que não correspondiam às definições exigidas, incluindo em cirurgias oncológicas. O relatório da IGAS não aponta responsabilidades apenas ao clínico, mas também à gestão do Hospital de Santa Maria, sublinhando que “falhou tudo”.
As falhas sistémicas abrangeram os mecanismos de controlo, os registos biométricos de assiduidade, o planeamento, o processamento e o controlo interno. A IGAS recorda que, apesar de ter existido um alerta em 2022 sobre desvios na produção cirúrgica do Serviço de Dermatologia, não foi acionado qualquer alarme específico sobre a quantidade de cirurgias ou os valores pagos ao médico em questão, embora o diretor de serviço tivesse conhecimento da situação.
Artigos
18Atualidade
Ver mais
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve um homem em Ponte de Lima, suspeito do crime de maus-tratos a animais de companhia, após o resgate de vários cães que tinham sido atirados para um poço. A ação ocorreu na sequência de uma denúncia que alertava para ruídos provenientes do interior de um poço. No local, os […] O conteúdo Detido por maus-tratos a animais. Atirou cachorros para dentro de poço aparece primeiro em Beira Baixa TV.

Uma colisão entre dois veículos ligeiros provocou dois feridos na manhã desta terça-feira na Pedreira, em Felgueiras. O acidente deu-se pelas 08h31 na Rua 1° de Maio, naquela freguesia. Os Bombeiros Voluntários de Felgueiras socorreram os feridos, com seis elementos e três viaturas. Foram transportados ao Hospital de Penafiel, com ferimentos considerados ligeiros. pub. O conteúdo Colisão na Pedreira provoca dois feridos aparece primeiro em Felgueiras Diário.

Os deputados do PSD, CDS-PP e Chega/Açores votaram hoje contra uma proposta do BE que defendia a audição de várias entidades sobre a externalização do serviço de hemodiálise do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES).

O Canadá perdeu o estatuto de país livre de sarampo após registar cerca de 5.100 casos no último ano, anunciaram as autoridades de saúde, que se debatem com crescente ceticismo em relação à vacinação.






