
Compensações por Abuso Sexual na Igreja Católica



A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) confirmou a validação de 77 pedidos de compensação financeira, de um total de 84 recebidos. Estes pedidos foram submetidos por vítimas de abuso sexual ocorridos no seio da Igreja Católica, marcando um passo significativo no processo de reparação anunciado pela instituição.
A validação destes casos encerra a primeira fase de análise das solicitações e abre caminho para a etapa seguinte de atribuição dos apoios financeiros. De acordo com as informações divulgadas, o processo avança de forma iminente.
A comissão responsável por determinar os montantes específicos para cada compensação tem o seu início de funções agendado para o corrente mês. Esta entidade terá a tarefa de analisar detalhadamente cada um dos 77 casos validados, com o objetivo de fixar os valores a serem pagos às vítimas como forma de reparação pelos abusos sofridos. Este desenvolvimento representa a concretização de uma das medidas anunciadas pela CEP para lidar com o historial de abusos sexuais na Igreja. O avanço do processo, desde a receção das 84 solicitações até à validação de 77 e a iminente fixação dos valores, demonstra o andamento das ações prometidas pela liderança da Igreja em Portugal para responder às reivindicações das vítimas.
Artigos
23






















Atualidade
Ver mais
Hamilton Jorge da Silva Pinho, um português de 37 anos condenado por agredir cinco namoradas, no Reino Unido, foi autorizado a permanecer no país, após cumprir pena de prisão. O MP já recorreu da decisão.

Mais de 287 mil pessoas foram vacinadas contra a gripe e a Covid-19 na primeira semana da campanha deste ano, mais de metade das quais nas farmácias, segundo dados divulgados hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Um aparelho para identificar bactérias e a sua resistência em tempo real é apresentado em Viseu. Testes em humanos e animais começam ainda este ano na CUF e Lusiaves, prometendo mudar paradigmas no combate a um flagelo global.

Já faltou mais para o dia em que vamos mudar para o horário de inverno. Toma nota da data em que deves atrasar os relógios.