
IL desafia Governo a incluir medidas liberais no Orçamento do Estado



Mariana Leitão, líder da Iniciativa Liberal (IL), instou o Governo a incorporar várias propostas do seu partido na proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2026, argumentando que tal é uma condição essencial para que o executivo se afirme como verdadeiramente "reformista". A dirigente partidária sublinhou que, se o Governo quer, de facto, ser reformista, "é óbvio que tem que ter muitas propostas da Iniciativa Liberal nesse documento".
As declarações foram proferidas na cidade de Leiria, durante uma ação de campanha para as eleições autárquicas de 12 de outubro, onde a IL apoia o economista Paulo Ventura na corrida à presidência da Câmara Municipal. Apesar de o foco do momento ser a campanha local, a líder liberal aproveitou a ocasião para pressionar o executivo relativamente a um dos instrumentos mais importantes da governação.
Mariana Leitão manifestou-se "crente de que há várias propostas liberais" no documento que será apresentado pelo Governo, mas lembrou que a discussão detalhada das medidas ocorrerá mais tarde, durante "todo um processo de especialidade".
Segundo a presidente da IL, a proposta de Orçamento do Estado deverá ser entregue "agora esta semana" e o debate parlamentar deverá iniciar-se "a partir do dia 10".
Num dos artigos, Leitão é descrita como uma "'canhota' que só tem críticas para a esquerda política", numa alusão feita enquanto pintava uma figura de um Galo de Barcelos.
Artigos
10









Política
Ver mais
Numa arruada em pleno Centro Histórico do Porto, Filipe Araújo deixa críticas às candidaturas do PS e do PSD, enquanto uma porta aberta para "Lisboa passar a mandar no Porto".

Parece óbvia a razão de o Governo mudar o calendário e antecipar a entrega do documento: é a melhor maneira de abafar as notícias sobre o caso Spinumviva.

Com as alterações feitas à lei de imigração, a entrada de pessoas em Portugal, e consequentemente nos Açores, ficará mais dificultada. Pelo menos é essa a opinião de Leoter Viegas, presidente da AIPA, que revelou, ao Correio dos Açores, quais são as implicações que as alterações terão, como poderão influenciar a entrada de mão-de-obra nos […]

André Ventura aponta ao pódio nas autárquicas e garante que está a disputar as eleições com PSD e PS.