menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

IL defende urgência na construção de casas e plano de mobilidade em Viana do Castelo

O candidato da Iniciativa Liberal à Câmara de Viana do Castelo, Duarte Antunes, defende como urgente o aumento da oferta de habitação acessível, uma medida que considera estar intrinsecamente ligada à criação de um plano de mobilidade eficaz para o concelho.
News ImageNews ImageNews Image

Duarte Antunes, engenheiro civil de 45 anos e cabeça de lista da Iniciativa Liberal (IL) nas eleições autárquicas de 12 de outubro em Viana do Castelo, sublinhou a necessidade de colocar mais casas no mercado de forma célere para baixar os preços. Para o candidato, este objetivo pode ser alcançado através da conclusão da atualização do Plano Diretor Municipal (PDM), da simplificação de processos burocráticos e da alteração das regras de construção. As suas propostas incluem a libertação de mais terrenos para construção, o aumento do índice de construção em certas zonas e a subida da altura máxima permitida para os edifícios.

Antunes argumenta que a demora superior a um ano num empreendimento urbanístico pode aumentar o custo das casas em 10%.

Outra medida defendida é a disponibilização de terrenos e imóveis municipais, rústicos e urbanos, para a criação de concessões ou cooperativas. Para tal, o candidato da IL propõe que se identifiquem e publicitem todos os imóveis pertencentes ao município, de modo a que possam ser integrados no mercado habitacional. Para Duarte Antunes, os temas da habitação e da mobilidade estão interligados, pois não é viável criar novas zonas habitacionais sem que estas sejam servidas por uma rede de transportes adequada. O candidato defende que, após a identificação de novas áreas de construção, é crucial dotá-las de transportes públicos, ciclovias e boas acessibilidades. Este sistema interligado, descrito como um “corpo pulsante”, deveria conectar os parques de estacionamento e os principais polos de atração da cidade, como o hospital, as escolas e os tribunais. A proposta inclui ainda uma rede de transportes públicos “fiável”, com um sistema de bilhética moderno e horários devidamente publicitados.

Além de Duarte Antunes (IL), concorrem à presidência da Câmara Municipal o atual autarca Luís Nobre (PS), Paulo de Morais (coligação PSD/CDS-PP), José Flores (coligação PCP/PEV), Carlos Torre (BE), Eduardo Teixeira (Chega) e Luís Arezes (ADN).

Artigos

6

Política

Ver mais
categoryVer categoria completa