
IL vai propor à AR condenar detenção do ex-deputado português Au Kam San



Au Kam San, ex-deputado pró-democracia em Macau entre 2001 e 2021 e cidadão português, foi detido e colocado em prisão preventiva por suspeita de violação da lei de Segurança Nacional da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM).
Esta detenção é a primeira ao abrigo desta legislação, aprovada em 2009 e revista em 2023.
Segundo o Ministério Público da RAEM, a medida de coação deve-se a "fortes indícios" de que o ex-deputado estabeleceu "ligações com organizações, associações ou indivíduos de fora" de Macau para praticar atos contra a segurança do Estado. A polícia suspeita que Au Kam San forneceu a uma "organização anti-China" uma "grande quantidade de falsas informações com caráter provocador, para exibição pública no estrangeiro e 'online' nas redes sociais".
A detenção gerou imediatas reações internacionais.
A União Europeia (UE) condenou a ação, manifestando preocupação com a "contínua erosão do pluralismo político e da liberdade de expressão" na região. O Serviço Europeu para a Ação Externa recordou que o respeito pelos direitos humanos e liberdades fundamentais é um elemento central da Lei Básica de Macau, do princípio "um país, dois sistemas", da Declaração Conjunta Sino-Portuguesa de 1987 e do Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos. Em resposta, o Governo de Macau repudiou "de forma veemente" a posição da UE sobre o procedimento criminal.
Em Portugal, o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) confirmou estar a acompanhar o caso, garantindo que o assunto "merecerá a melhor atenção das autoridades portuguesas, desde logo em futuros encontros a nível político, no espírito da Declaração Conjunta". A nível partidário, a Iniciativa Liberal (IL) anunciou que irá propor na Assembleia da República um voto de condenação da detenção, defendendo que o Estado português tem o "dever de acompanhar com rigor" o caso e que o parlamento "não pode permanecer em silêncio face à prisão de um concidadão que dedicou a sua vida à defesa da liberdade".
Artigos
5




Política
Ver mais
Portugal recebe 1,34 mil milhões de euros da Comissão Europeia e eleva para 57% o total já transferido ao abrigo do PRR.
A Comissão Europeia efetuou uma transferência de 1,34 mil milhões de euros para Portugal, no seguimento do sexto pedido de pagamento apresentado ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Esta tranche inclui 851 milhões de euros em subvenções e 485 milhões de euros em empréstimos. O desembolso, que resulta da avaliação positiva feita […] O conteúdo Portugal recebe 1,34 mil milhões de euros da Comissão Europeia e eleva para 57% o total já transferido ao abrigo do PRR. aparece primeiro em Alentrium.

Autárquicas 2025: Volt Portugal apoia candidatura de Henrique Sim-Sim e integra lista à Assembleia Municipal de Évora.
Évora, 8 de agosto de 2025 – O partido Volt Portugal formalizou o apoio à candidatura de Henrique Sim-Sim e à coligação “AD – Évora tem mais futuro”, que concorre aos órgãos autárquicos do concelho de Évora. O acordo foi assinado ontem, 6 de agosto, na sede da Concelhia do PSD de Évora. Embora o Volt […] O conteúdo Autárquicas 2025: Volt Portugal apoia candidatura de Henrique Sim-Sim e integra lista à Assembleia Municipal de Évora. aparece primeiro em Alentrium.

PR espera pelo fim do verão para eventualmente falar sobre crise nas urgências

Tribunal suspende fecho da TiN até novas informações
Luís Delgado, acionista maioritário da empresa, tinha contestado o encerramento da editora da Visão, Caras, Exame ou TeleNovelas decretado por uma juíza recentemente [Leia mais]