menulogo
Notícias Agora
user
Política Sexta-feira, Agosto 8

IL vai propor à AR condenar detenção do ex-deputado português Au Kam San

A detenção do ex-deputado e cidadão português Au Kam San em Macau, ao abrigo da lei de Segurança Nacional, suscitou a condenação da União Europeia e a preocupação do Governo português, que prometem acompanhar o caso.
News ImageNews ImageNews Image

Au Kam San, ex-deputado pró-democracia em Macau entre 2001 e 2021 e cidadão português, foi detido e colocado em prisão preventiva por suspeita de violação da lei de Segurança Nacional da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM).

Esta detenção é a primeira ao abrigo desta legislação, aprovada em 2009 e revista em 2023.

Segundo o Ministério Público da RAEM, a medida de coação deve-se a "fortes indícios" de que o ex-deputado estabeleceu "ligações com organizações, associações ou indivíduos de fora" de Macau para praticar atos contra a segurança do Estado. A polícia suspeita que Au Kam San forneceu a uma "organização anti-China" uma "grande quantidade de falsas informações com caráter provocador, para exibição pública no estrangeiro e 'online' nas redes sociais".

A detenção gerou imediatas reações internacionais.

A União Europeia (UE) condenou a ação, manifestando preocupação com a "contínua erosão do pluralismo político e da liberdade de expressão" na região. O Serviço Europeu para a Ação Externa recordou que o respeito pelos direitos humanos e liberdades fundamentais é um elemento central da Lei Básica de Macau, do princípio "um país, dois sistemas", da Declaração Conjunta Sino-Portuguesa de 1987 e do Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos. Em resposta, o Governo de Macau repudiou "de forma veemente" a posição da UE sobre o procedimento criminal.

Em Portugal, o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) confirmou estar a acompanhar o caso, garantindo que o assunto "merecerá a melhor atenção das autoridades portuguesas, desde logo em futuros encontros a nível político, no espírito da Declaração Conjunta". A nível partidário, a Iniciativa Liberal (IL) anunciou que irá propor na Assembleia da República um voto de condenação da detenção, defendendo que o Estado português tem o "dever de acompanhar com rigor" o caso e que o parlamento "não pode permanecer em silêncio face à prisão de um concidadão que dedicou a sua vida à defesa da liberdade".

Artigos

5

Política

Ver mais
News Image

Portugal recebe 1,34 mil milhões de euros da Comissão Europeia e eleva para 57% o total já transferido ao abrigo do PRR.

A Comissão Europeia efetuou uma transferência de 1,34 mil milhões de euros para Portugal, no seguimento do sexto pedido de pagamento apresentado ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Esta tranche inclui 851 milhões de euros em subvenções e 485 milhões de euros em empréstimos. O desembolso, que resulta da avaliação positiva feita […] O conteúdo Portugal recebe 1,34 mil milhões de euros da Comissão Europeia e eleva para 57% o total já transferido ao abrigo do PRR. aparece primeiro em Alentrium.

Source LogoAlentrium
News Image

Autárquicas 2025: Volt Portugal apoia candidatura de Henrique Sim-Sim e integra lista à Assembleia Municipal de Évora.

Évora, 8 de agosto de 2025 – O partido Volt Portugal formalizou o apoio à candidatura de Henrique Sim-Sim e à coligação “AD – Évora tem mais futuro”, que concorre aos órgãos autárquicos do concelho de Évora. O acordo foi assinado ontem, 6 de agosto, na sede da Concelhia do PSD de Évora. Embora o Volt […] O conteúdo Autárquicas 2025: Volt Portugal apoia candidatura de Henrique Sim-Sim e integra lista à Assembleia Municipal de Évora. aparece primeiro em Alentrium.

Source LogoAlentrium
categoryVer categoria completa
Close