menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Bienal de Guimarães consagra António Jorge Gonçalves e homenageia carreira de Cristina Sampaio

A 5.ª edição da Bienal de Ilustração de Guimarães (BIG) distinguiu o trabalho de António Jorge Gonçalves com o Grande Prémio, enquanto Cristina Sampaio foi homenageada com o Prémio Carreira, num evento que celebra a diversidade e a qualidade da ilustração em Portugal.
News ImageNews ImageNews Image

O autor, ilustrador e cartoonista António Jorge Gonçalves foi o grande vencedor da 5.ª edição da Bienal de Ilustração de Guimarães (BIG), tendo-lhe sido atribuído o Grande Prémio BIG 2025, no valor de 5.000 euros. O anúncio foi feito no dia de abertura do evento, que decorre até 31 de dezembro. O júri, composto por Emílio Remelhe, Madalena Matoso (vencedora em 2023) e Rudolfo da Silva, destacou "a qualidade gráfica do trabalho" de Gonçalves, elogiando a "consistência da sua obra", a desconstrução temática e formal, a diversidade de conteúdo narrativo e a síntese da composição.

Na mesma cerimónia, foram anunciados outros vencedores.

O Prémio BIG Revelação, de mil euros, foi para António José Lopes, cujo trabalho foi elogiado pela "carga expressiva" e pelo "diálogo entre diferentes recursos técnicos, retóricos e qualidades narrativas".

Foram ainda atribuídos cinco Prémios BIG Aquisição, no valor de 500 euros cada, a André Carrilho, Catarina Sobral, Isabel Baraona, João Vaz de Carvalho e Maria Remédio.

Estes prémios visam dar continuidade ao acervo municipal de ilustração portuguesa contemporânea.

No total, o Prémio Nacional BIG 2025 distribuiu 8.500 euros por sete artistas. O Prémio Carreira BIG 2025, no valor de 10.000 euros e já anunciado previamente, foi entregue à cartoonista e ilustradora Cristina Sampaio.

Em sua homenagem, está patente a exposição "A linha clara" no Centro Internacional das Artes José de Guimarães, que reúne trabalhos representativos da sua carreira, iniciada nos anos 1980. Sampaio é conhecida pelas suas colaborações com a imprensa nacional e internacional e pela sua obra para a infância, tendo recebido vários prémios ao longo da sua carreira, como o World Press Cartoon.

A BIG 2025, uma iniciativa da Câmara de Guimarães com organização da cooperativa MOTOR, tem como objetivo dignificar e dar visibilidade aos ilustradores.

A exposição principal, no Centro Cultural Vila Flor, apresenta 191 obras de 95 candidatos.

O programa inclui ainda outras exposições, como as de Madalena Matoso e Ilda David, além de palestras e oficinas.

O dia de abertura contou também com a estreia de um espetáculo que une música, por Rodrigo Leão e Gabriel Gomes, e desenho digital em tempo real, pelo próprio António Jorge Gonçalves.

Artigos

10