menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Cobrança de IMI sobre Barragens e Centros Eletroprodutores

Uma nova proposta de lei do Governo visa clarificar a cobrança de IMI sobre barragens e outros centros eletroprodutores, mas está a gerar forte controvérsia e acusações de favorecimento às empresas elétricas.
News ImageNews ImageNews Image

O Governo de Luís Montenegro está a preparar um projeto de lei para alterar o Código do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), com o objetivo de clarificar que os centros eletroprodutores de energias renováveis, como barragens, parques eólicos e centrais solares, estão sujeitos ao pagamento deste imposto.

A proposta define estes locais como prédios comerciais ou industriais, estabelecendo que a responsabilidade pelo pagamento recai sobre as empresas concessionárias.

A legislação prevê ainda a criação de regras concretas para a determinação do seu valor patrimonial tributário (VPT) e a realização de uma avaliação geral a todas estas infraestruturas no prazo máximo de três anos. A proposta tem sido alvo de duras críticas por parte do Movimento Cultural Terras de Miranda (MCTM), que acusa o executivo de promover um “apagão fiscal” e de “capitular” perante as empresas elétricas.

Segundo o movimento, a nova lei, ao focar-se apenas na cobrança futura do imposto, deixará no vazio as avaliações e liquidações feitas até ao momento, eliminando assim todo o IMI que estaria em dívida.

O MCTM considera que esta medida representa um “verdadeiro jackpot para a EDP e as concessionárias”, que se livram de pagar os impostos devidos até agora. O movimento alerta para um “prejuízo brutal” para os 135 municípios onde se localizam estas infraestruturas.

Adicionalmente, o MCTM argumenta que as concessionárias poderão vir a exigir indemnizações ao Estado para reposição do equilíbrio contratual, o que faria com que o custo do IMI futuro fosse suportado por todos os contribuintes portugueses.

O MCTM acusa o Governo de “virar as costas” às populações e de violar o interesse público, apelando a que a proposta de lei não seja aprovada na Assembleia da República.

Artigos

9

Economia

Ver mais
News Image
“Casa Própria”, regulamentação é preciso!

A 7 de junho de 2023, foi discutida na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira (ALRAM) a proposta do Governo Regional PSD/CDS, denominada “Casa Própria”. Uma proposta que corresponde a “um programa regional destinado a promover empreendimentos habitacionais a custos controlados e a apoiar à aquisição de habitação económica por parte de agregados familiares que não dispõem de meios financeiros necessários à compra de uma habitação a preços de mercado.” Conteúdo Reservado Aparentement

Source LogoDiário de Notícias Madeira
News Image
Dicas que valem ouro

Ouçam com atenção. Só vou dizer isto uma vez: o dinheiro não tem valor. O que tem valor é o que podemos comprar com ele. Ouvi esta frase pela primeira vez na universidade, na cadeira de Economia, e ainda hoje ressoa. Naquele instante percebi algo simples e profundamente libertador: nunca tinha pensado o dinheiro assim, não como um fim, mas como um meio. Um símbolo. Um pacto coletivo sustentado pela confiança. Conteúdo Reservado 0. Imagem inserida a 07/10/2025 15:17 O dinheiro é isso mesmo, é pap

Source LogoDiário de Notícias Madeira
categoryVer categoria completa