
Imigração em Portugal: Entre Alertas de Segurança, Controvérsia Legislativa e Necessidade Demográfica



A Polícia de Segurança Pública (PSP) manifestou preocupação com os desafios que a imigração representa para a segurança nacional. Num seminário internacional em Luanda, Hugo Palma, diretor da Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras da PSP, afirmou que a polícia acompanha com atenção algumas comunidades de imigrantes devido ao “perigo da radicalização, seja ela religiosa ou política”. O superintendente destacou o crescimento exponencial do número de cidadãos estrangeiros em Portugal, que passou de perto de 400 mil em 2017 para 1,5 milhões em oito anos. Este fluxo representa um “desafio extraordinário”, não só para a coesão social, mas também pela pressão sobre os serviços essenciais e pelo risco de exploração por parte de redes criminosas e de tráfico de pessoas. Paralelamente, a recente aprovação de uma nova lei da nacionalidade gerou forte contestação por parte das associações de imigrantes.
Timóteo Macedo, presidente da Solidariedade Imigrante, considera que o diploma representa um “retrocesso civilizacional” e um ataque aos direitos humanos.
A nova legislação aumenta os prazos de residência para a aquisição de nacionalidade — sete anos para cidadãos europeus ou lusófonos e dez para os restantes —, exige a comprovação de meios de subsistência e prevê a perda da nacionalidade para quem cometer crimes com penas superiores a quatro anos.
As associações criticam a medida por considerá-la discriminatória e uma cedência a políticas populistas, esperando que o Presidente da República a fiscalize por possível violação do princípio da igualdade constitucional.
Em contraste com as preocupações securitárias e as tensões legislativas, a imigração é vista como uma solução vital para os desafios demográficos do interior do país. Em Manteigas, o presidente da Câmara reeleito, Flávio Massano, elegeu o combate ao “inverno demográfico” como uma prioridade do seu mandato.
O autarca defende que a sobrevivência do concelho depende da capacidade de atrair novos residentes, incluindo imigrantes, e de promover o regresso da diáspora. Para tal, anunciou a criação de apoios e o desenvolvimento de infraestruturas, como habitação a preços acessíveis e uma nova escola, com o objetivo de fixar e acolher mais pessoas, demonstrando uma perspetiva da imigração como uma oportunidade de desenvolvimento e rejuvenescimento territorial.
Artigos
7






Atualidade
Ver mais
Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou o distrito de Portalegre sob aviso amarelo devido à previsão de chuva forte e persistente durante o fim de semana, com possibilidade de agravamento das condições meteorológicas. O primeiro aviso vigora esta sexta-feira, 31 de outubro, entre as 12h00 e as 21h00, sendo esperada precipitação […] O Artigo Alto Alentejo sob aviso amarelo devido à chuva forte durante o fim de semana o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.

Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação As juntas médicas de verificação de incapacidades podem ficar suspensas até ao início de 2026, devido à falta de reforço de verbas para pagar os médicos que integram estas equipas. O alerta foi lançado pela Federação Nacional dos Médicos (FNAM), que confirma que dezenas de clínicos já atingiram o limite máximo de remuneração previsto para […] O Artigo Falta de reforço orçamental coloca juntas médicas em risco de paragem até ao final do ano o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.

Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação Os Sapadores Bombeiros de Lisboa vão entrar em greve a partir de 17 de novembro, assegurando apenas os serviços mínimos de socorro. A decisão foi anunciada pelo Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais (SNBP), que denuncia a falta de resposta da autarquia às reivindicações dos trabalhadores. Segundo o presidente do sindicato, Sérgio Carvalho, a paralisação surge […] O Artigo Sapadores Bombeiros de Lisboa entram em greve a partir de 17 de novembro o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.

Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação O Ministério Público (MP) acusou uma mulher de exercer funções como professora de Matemática durante 36 anos sem possuir as habilitações exigidas para o cargo. A arguida responde pelo crime de usurpação de funções, após uma investigação que revelou que nunca teve formação adequada para lecionar. De acordo com a acusação, a mulher começou a […] O Artigo Ministério Público acusa falsa professora que lecionou durante 36 anos sem habilitações o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.
 A Bola
A Bola Correio da Manhã
Correio da Manhã ECO
ECO Euronews Português
Euronews Português Jornal de Negócios
Jornal de Negócios Maisfutebol
Maisfutebol Now
Now Observador
Observador O Jornal Económico
O Jornal Económico Público
Público Record
Record Renascença
Renascença RTP Notícias
RTP Notícias Sábado
Sábado SIC
SIC SIC Notícias
SIC Notícias TVI Notícias
TVI Notícias Visão
Visão zerozero.pt
zerozero.pt








