menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Expansão Europeia da MFE: Grupo Berlusconi negoceia entrada estratégica na Impresa

O grupo de media português Impresa confirmou estar em negociações com a MFE-MediaForEurope, detida pela família Berlusconi, para a aquisição de uma participação minoritária de até 33% através de um aumento de capital.
News ImageNews ImageNews Image

O grupo Impresa, detentor da SIC e do jornal Expresso, comunicou oficialmente à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que se encontram em curso negociações com o conglomerado de media italiano MFE-MediaForEurope. O objetivo é a subscrição de uma participação minoritária no grupo português, que não deverá exceder 33% do capital social.

Apesar da confirmação das negociações, que já tinham sido noticiadas e levaram à suspensão das ações da Impresa pela CMVM, ambas as partes sublinham que, até à data, não existe qualquer acordo vinculativo.

A operação, a concretizar-se, será realizada através de um aumento de capital na Impresa.

Esta modalidade permite robustecer financeiramente a empresa portuguesa, fundada por Francisco Pinto Balsemão, sem que a família Balsemão perca o controlo acionista.

A concretização do negócio está, no entanto, sujeita a condições, nomeadamente à análise da CMVM e à confirmação por parte desta de que a transação não obriga ao lançamento de uma Oferta Pública de Aquisição (OPA).

Geralmente, uma participação inferior a um terço do capital não acarreta essa obrigação, a menos que o regulador considere existir uma concertação estratégica com outros acionistas.

A MFE-MediaForEurope é uma empresa multinacional pan-europeia detida pela família do antigo primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, através da holding Fininvest.

A sua história remonta ao final da década de 1970, com uma televisão local que evoluiu para o grupo Mediaset, que quebrou o monopólio da emissora pública RAI em Itália. O grupo iniciou a sua expansão internacional na década de 1990, entrando no mercado espanhol com a Telecinco.

Em 2025, a MFE deu um passo decisivo na sua estratégia europeia ao lançar uma oferta sobre o principal grupo televisivo alemão, ProSiebenSat.1 Media SE.

As negociações com a Impresa, que detém marcas como a SIC, Expresso e a plataforma Opto, representam o mais recente movimento na sua ambição de se tornar um operador de referência no panorama mediático europeu. Em 2024, a MFE gerou lucros consolidados de 2,9 mil milhões de euros.

Artigos

9

Economia

Ver mais
categoryVer categoria completa