
Incêndio em Montalegre combatido por meios portugueses e espanhóis



Um incêndio deflagrou na madrugada de sábado, por volta da 01:20, no concelho de Montalegre, e rapidamente se propagou em duas frentes distintas.
Uma das frentes avançou em direção a Espanha, enquanto a outra permaneceu em território nacional, o que levou a uma coordenação entre as autoridades dos dois países para o combate às chamas.
O fogo consumiu uma área de mato, sendo o combate dificultado pelas condições no terreno, nomeadamente por se tratar de uma zona de difícil acesso e com vento.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) classificou a intensidade do incêndio como "média".
No entanto, a agência de notícias espanhola EFE reportou que o fogo ardia "com grande intensidade" na zona da fronteira galega.
A resposta ao incêndio envolveu um número crescente de meios ao longo do dia.
Inicialmente, estavam no terreno 58 operacionais, apoiados por 13 meios terrestres e cinco aéreos. Posteriormente, o contingente foi reforçado para 76 operacionais, 14 meios terrestres e 11 meios aéreos.
Deste reforço aéreo, destaca-se a participação de cinco meios espanhóis, evidenciando a cooperação ibérica.
Apesar da dimensão do incêndio, que chegou a ser o único ativo no país, a ANEPC informou não ter conhecimento da existência de vítimas.
Foi igualmente confirmado que não havia habitações ou outras infraestruturas em risco devido às chamas.
Artigos
6





Atualidade
Ver mais
Província de Guangdong em alerta face ao supertufão mais poderoso de 2025
As autoridades da província chinesa de Guangdong elevaram hoje para o nível máximo a resposta de emergência face ao supertufão Ragasa, considerado pelo Centro Meteorológico Nacional o mais poderoso do planeta em 2025.

Cientistas descobrem tecnologia que gera raio X com imagens coloridas
Uma equipa de cientistas dos Estados unidos (EUA) desenvolveu uma tecnologia capaz de melhorar as imagens dos testes de raio X tornando-as coloridas, noticiou na segunda-feira a Europa Press.

DGS apela para vacinação contra a gripe de crianças entre seis e 23 meses
O subdiretor-geral da Saúde apelou hoje aos pais para que vacinem contra a gripe os seus bebés e crianças entre os seis meses e os dois anos, para prevenir casos graves da doença e evitar internamentos.

Mais de 40 concelhos mantêm-se hoje em perigo máximo de incêndio
Mais de 40 concelhos dos distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro continuam hoje perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).