
Seis feridos ligeiros em Trancoso e outras 11 pessoas assistidas



O incêndio mais significativo em curso localiza-se em Alvite, no concelho de Moimenta da Beira (distrito de Viseu), mobilizando perto de 400 operacionais, mais de uma centena de viaturas e até nove meios aéreos. O fogo, que lavra na Serra de Leomil, apresenta duas frentes ativas distantes, o que dificulta o combate e obriga à dispersão de meios. As chamas já consumiram uma área estimada em mais de 30 quilómetros quadrados de mato e floresta. Apesar de as autoridades terem evitado que o fogo atingisse habitações, a sua proximidade a localidades como Leomil levou à retirada de hóspedes de um alojamento local e de animais de uma quinta por precaução. A complexidade do terreno e a previsão de aumento da temperatura e do vento mantêm a situação sob alerta.
No distrito de Vila Real, o incêndio em Ribeira de Pena foi considerado dominado por volta das 10:00.
Segundo o segundo comandante sub-regional do Alto Tâmega e Barroso, Bruno Sarmento, as três frentes que estavam ativas encontram-se em fase de resolução.
No entanto, mais de 230 bombeiros, apoiados por 71 veículos e três meios aéreos, permanecem no local para trabalhos de consolidação e para vigiar pontos de acesso difícil que ainda merecem atenção. Em Ourém, no distrito de Santarém, a Polícia Judiciária (PJ) deteve um bombeiro voluntário, sem antecedentes criminais, suspeito da autoria de pelo menos quatro crimes de incêndio florestal ocorridos em junho e julho. A investigação aponta que o suspeito usava artefactos retardadores para atear os fogos em zonas de vasta mancha florestal, perto de áreas habitacionais e comerciais. A PJ acredita que a motivação do arguido estaria relacionada com os benefícios pecuniários que receberia ao ser ativado para combater os incêndios que ele próprio provocava.
O bombeiro foi libertado, ficando sujeito a apresentações bidiárias num posto policial.
Face à complexidade das condições meteorológicas previstas, o comandante nacional da ANEPC informou que o estado de prontidão será elevado para o nível máximo a partir de domingo, dia 10 de agosto, até ao dia 12, reforçando o pré-posicionamento de meios.
Artigos
18

















Atualidade
Ver mais
Incêndios? Mais de 2.470 operacionais combatem 56 fogos às 16h30
Mais de 2.470 operacionais combatiam, pelas 16:30 de hoje, 56 fogos em Portugal continental, dos quais a proteção Civil destacava como mais preocupantes os incêndios em Tabuaço, Covilhã e Trancoso.

Acidente com camião do lixo em Braga causa três feridos
Os feridos serão três trabalhadores, que sofreram ferimentos ligeiros e foram transportados para uma unidade hospitalar. O camião despistou-se e acabou por ficar tombado na Estrada Nacional 103.

Seis migrantes ouvidos hoje no Algarve também terão de deixar Portugal
Estas seis pessoas são um casal, dois homens e três menores. Terão de abandonar o território nacional à semelhança dos outros 31 migrantes que já tinha sido ouvidos pela justiça. Há ainda uma migrante que continua internado.

Migrantes ouvidos hoje no Algarve também terão de deixar Portugal
Terão de abandonar o território nacional à semelhança dos outros 31 migrantes que já tinham sido ouvidos pela justiça. Há ainda uma migrante que continua internado e, por isso, ainda não foi ouvido pelas autoridades.