Negligência Mortal: Incêndio em Discoteca Ilegal Causa Dezenas de Mortos em Goa



O número de vítimas mortais de um incêndio que deflagrou no sábado na discoteca Birch by Romeo Lane, em Goa, subiu para 25. O incidente, que destruiu completamente o estabelecimento, levou o governador local, Pramod Sawant, a ordenar a abertura de um inquérito para determinar as causas exatas da tragédia e verificar o cumprimento das normas de segurança e regulamentos de construção. De acordo com os relatos iniciais, que apontavam para 23 mortos, as vítimas eram maioritariamente trabalhadores locais, incluindo 20 homens e três mulheres. Entre os mortos encontravam-se também "três ou quatro turistas".
O ministro-chefe de Goa, Pramod Sawant, especificou que três pessoas morreram devido a queimaduras, enquanto as restantes sucumbiram por asfixia, muitas delas após terem procurado refúgio na cave do edifício.
Michael Lobo, membro da Assembleia Legislativa de Goa, lamentou o sucedido e sublinhou a importância da segurança dos turistas e funcionários, defendendo a necessidade de uma auditoria de segurança a todos os clubes da região para evitar que incidentes como este se repitam. A gravidade do caso é acentuada pelo facto de o estabelecimento não possuir licença de construção. Segundo os artigos, já havia sido emitida uma ordem de demolição para o espaço, que não foi cumprida pelos dirigentes.
O governador garantiu que os responsáveis enfrentarão as "punições mais severas previstas na lei" e que qualquer negligência será tratada com rigor.
Foi aberto um inquérito para apurar as causas do sucedido.















