menulogo
Notícias Agora
user
Close

Incêndio em Leiria

Um incêndio no concelho de Leiria mobilizou mais de uma centena de operacionais e obrigou ao corte da Estrada Nacional 113, numa altura em que o país enfrenta uma grave vaga de fogos rurais.
News ImageNews ImageNews Image

Um incêndio deflagrou na tarde de 18 de agosto em Vale Sumo, na União de Freguesias de Santa Catarina da Serra e Chainça, no concelho de Leiria. O alerta foi dado às 13:03, tendo o fogo chegado a ter uma frente ativa numa zona de mato de difícil acesso, o que levou ao posicionamento de meios apeados no terreno. O combate às chamas foi dificultado por algumas rajadas de vento.

Devido ao incêndio, a Estrada Nacional 113 (EN113) foi cortada em ambos os sentidos entre a zona dos Olivais e a Quinta da Sardinha, segundo fonte do Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Leiria.

Pelas 15:44, o dispositivo de combate no local era composto por 129 operacionais, apoiados por 37 viaturas e cinco meios aéreos.

Ao final da tarde, o incêndio encontrava-se em fase de consolidação.

Este fogo ocorre num contexto de múltiplos incêndios rurais que têm afetado Portugal continental desde julho, com especial incidência nas regiões Norte e Centro.

As temperaturas elevadas levaram à declaração da situação de alerta a 2 de agosto.

A nível nacional, os incêndios já provocaram dois mortos, incluindo um bombeiro, e vários feridos, para além da destruição de habitações, explorações agrícolas e área florestal.

Portugal ativou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil para reforçar o combate com dois aviões.

Segundo dados provisórios, até 17 de agosto já tinham ardido 172 mil hectares no país em 2025, uma área superior à total ardida em todo o ano de 2024.

Artigos

7

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa