
Incêndio em Leiria



Um incêndio deflagrou na tarde de 18 de agosto em Vale Sumo, na União de Freguesias de Santa Catarina da Serra e Chainça, no concelho de Leiria. O alerta foi dado às 13:03, tendo o fogo chegado a ter uma frente ativa numa zona de mato de difícil acesso, o que levou ao posicionamento de meios apeados no terreno. O combate às chamas foi dificultado por algumas rajadas de vento.
Devido ao incêndio, a Estrada Nacional 113 (EN113) foi cortada em ambos os sentidos entre a zona dos Olivais e a Quinta da Sardinha, segundo fonte do Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Leiria.
Pelas 15:44, o dispositivo de combate no local era composto por 129 operacionais, apoiados por 37 viaturas e cinco meios aéreos.
Ao final da tarde, o incêndio encontrava-se em fase de consolidação.
Este fogo ocorre num contexto de múltiplos incêndios rurais que têm afetado Portugal continental desde julho, com especial incidência nas regiões Norte e Centro.
As temperaturas elevadas levaram à declaração da situação de alerta a 2 de agosto.
A nível nacional, os incêndios já provocaram dois mortos, incluindo um bombeiro, e vários feridos, para além da destruição de habitações, explorações agrícolas e área florestal.
Portugal ativou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil para reforçar o combate com dois aviões.
Segundo dados provisórios, até 17 de agosto já tinham ardido 172 mil hectares no país em 2025, uma área superior à total ardida em todo o ano de 2024.
Artigos
7






Atualidade
Ver mais
Cientistas descobrem tecnologia que gera raio X com imagens coloridas
Uma equipa de cientistas dos Estados unidos (EUA) desenvolveu uma tecnologia capaz de melhorar as imagens dos testes de raio X tornando-as coloridas, noticiou na segunda-feira a Europa Press.

Vacinação contra gripe e covid-19 começa hoje. Meta é vacinar 4 milhões
A campanha de vacinação contra a gripe e a covid-19 arranca hoje em unidades do SNS e farmácias, visando imunizar contra a gripe 2,5 milhões de pessoas e 1,5 milhões contra a covid-19 até ao Natal, anunciou a Direção-Geral da Saúde.

DGS apela para vacinação contra a gripe de crianças entre seis e 23 meses
O subdiretor-geral da Saúde apelou hoje aos pais para que vacinem contra a gripe os seus bebés e crianças entre os seis meses e os dois anos, para prevenir casos graves da doença e evitar internamentos.

Mais de 40 concelhos mantêm-se hoje em perigo máximo de incêndio
Mais de 40 concelhos dos distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro continuam hoje perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).