
Incêndios: Agricultores pedem rapidez na distribuição dos primeiros apoios financeiros



Na sequência dos incêndios que afetaram o país, o Governo português vai avançar com um apoio financeiro excecional destinado aos agricultores.
A medida foi anunciada pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, durante uma conferência de imprensa em Viseu, após uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros. Este apoio, que pode atingir um máximo de 10.000 euros por agricultor, faz parte de um pacote de 45 medidas aprovadas.
O auxílio financeiro tem como objetivo a "rentabilização do potencial produtivo agrícola" e a compensação por prejuízos, incluindo despesas que não possam ser documentadas.
Luís Montenegro destacou que esta iniciativa constitui um "novo instrumento legislativo" a ser adotado em circunstâncias similares no futuro, garantindo um processo que se pretende ágil.
A identificação dos danos e a alocação das verbas serão realizadas através da intervenção das câmaras municipais e das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR). Para efetuar o levantamento dos prejuízos, os ministros da Economia, Castro Almeida, e da Agricultura, José Manuel Fernandes, já se encontram em contacto com os autarcas das zonas afetadas. Em resposta a esta medida, o secretário-geral da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), em declarações à Renascença, apelou à celeridade na distribuição dos apoios. Sublinhou ainda a importância de incluir os produtores e agricultores na procura de soluções de médio e longo prazo para o setor.
Artigos
5




Política
Ver mais
Sem professores regresso às aulas vai ser problemático
A falta de professores deverá agravar-se no próximo ano letivo. Só até ao final do verão, mais de dois mil docentes vão aposentar-se, deixando milhares de alunos sem aulas. Os sindicatos dos professores avisam que há mais de três mil horários por preencher nesta altura. São mais um milhar do que no ano letivo anterior. […] O conteúdo Sem professores regresso às aulas vai ser problemático aparece primeiro em oRegiões.

Governo aprova pacote de apoios para famílias e empresas afetadas pelos incêndios
Governo aprova medidas urgentes para apoiar famílias, empresas e autarquias afetadas pelos incêndios. Saiba quais são os apoios. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Governo aprova pacote de apoios para famílias e empresas afetadas pelos incêndios

Administradores hospitalares pedem incentivos para fixar recém‑especialistas no SNS
O presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, Xavier Barreto, defende que o Governo deve privilegiar medidas de atração e fixação de recém‑especialistas no SNS, com contratos competitivos e desenvolvimento profissional, face ao projeto que veda a contratação de tarefeiros que saiam ou recusem ingresso no serviço público

AUTÁRQUICAS 2025 – Chega apresenta Mário Ribeiro como candidato à Câmara de Mação
Mais Ribatejo - Notícias Técnico de vendas propõe gestão transparente, reabilitação de infraestruturas e aposta no empreendedorismo O técnico de vendas Mário Ribeiro, de 61 anos, é o cabeça de lista do Chega à Câmara Municipal de Mação, concelho do distrito de Santarém, com uma candidatura que promete “mudança concreta”, assente numa gestão mais transparente, no combate à corrupção […] O conteúdo AUTÁRQUICAS 2025 – Chega apresenta Mário Ribeiro como candidato à Câmara de Mação aparece primeiro em Mais Ribatejo.