Incêndios: Aldeias em Seia que já tinham falta de água veem problema agravar-se com o fogo



A maioria das localidades da freguesia de Alvoco da Serra, em Seia, que habitualmente já sofria com a falta de água no verão devido ao aumento da população e à redução do caudal das nascentes, viu a sua situação agravar-se drasticamente após um grande incêndio. O fogo, que deflagrou a 13 de agosto em Arganil e se estendeu a Seia, danificou as infraestruturas de abastecimento, que são geridas pela própria junta de freguesia. Segundo o presidente da Junta, Belarmino Marques, o problema é mais acentuado em Vasco Esteves de Baixo, mas outras aldeias também foram afetadas.
As chamas danificaram tubagens antigas que se encontravam expostas e afetaram algumas das captações de água em pequenas nascentes.
A situação levou a que, a dada altura, quatro aldeias ficassem completamente sem água.
Com os reservatórios vazios e a necessidade acrescida de água para limpezas após a passagem do incêndio, a dificuldade aumentou. A junta de freguesia, com o apoio da Câmara de Seia, está a tentar reparar a rede, estando também prevista a futura integração no sistema da empresa intermunicipal de abastecimento de água.
Os residentes descrevem um cenário desolador.
Carla Santos, presidente da mesa de assembleia da Liga dos Amigos de Vasco Esteves de Baixo, classificou o mês como "terrível", com um fornecimento "muito instável".
Relatou que, em certas zonas, os moradores, sobretudo os mais idosos, são forçados a deslocar-se a fontes públicas para carregar baldes de água.
"A minha sogra, neste mês, só teve água na torneira durante três dias", exemplificou.
Carla Santos considera "inadmissível" que a localidade enfrente esta situação anualmente devido a um sistema "obsoleto" e com múltiplas ruturas, um problema que o incêndio veio apenas exacerbar.
Artigos
10Atualidade
Ver mais
Fogo em Vinhais com grande parte do perímetro dominado
O incêndio em Vinhais, distrito de Bragança, já está com "grande parte do perímetro controlado", disse hoje à Lusa o comandante sub-regional de Trás-os-Montes da Proteção Civil.

GNR realiza operação de patrulhamento e fiscalização de motos
A GNR vai intensificar a partir de hoje, sexta-feira, dia 29 de agosto, a fiscalização aos condutores de motociclos nas vias de maior intensidade de tráfego.

Dario Coffetti: “A educação e devolver à sociedade de modo pro-bono são fundamentais para contribuir para a literacia das populações mais jovens”
Na rubrica O outro lado do negócio, fomos falar com Dario Coffetti, diretor-geral do Oney Bank em Portugal. [Leia mais]

O lado negro do streaming, Ensino Superior e outro noivado que fez manchetes: os destaques da semana no SAPOD
Fruto da aliança entre a inteligência natural da nova geração SAPO e as ferramentas de Inteligência Artificial, apresentamos-lhe mais um episódio do SAPOD — o podcast que salta direto ao assunto. As notícias que marcam a semana, numa conversa descontraída, entre dois avatares virtuais.