
Incêndios em áreas protegidas em 2025



De acordo com dados provisórios do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), entre 1 de janeiro e 22 de setembro de 2025, os incêndios consumiram cerca de 34 mil hectares em áreas protegidas. Esta área corresponde a 4,4% da superfície terrestre total da Rede Nacional de Áreas Protegidas e a 5,6% do total da superfície das áreas protegidas atingidas por fogos rurais nesse ano. Os dois parques mais afetados em termos de área absoluta foram o Parque Natural da Serra da Estrela, com 9.302 hectares ardidos (10,4% da sua área), e o Parque Natural do Douro Internacional, com 9.199 hectares consumidos (10,6%). Juntos, estes dois parques representam mais de metade de toda a área ardida em zonas protegidas.
No entanto, em termos proporcionais, a Paisagem Protegida da Serra do Açor foi a mais devastada, com 93,9% da sua superfície (351 hectares) a ser consumida pelas chamas. Outras áreas significativamente atingidas incluem a Paisagem Protegida da Serra da Gardunha (4.346 ha, 41%), o Parque Nacional da Peneda-Gerês (5.909 ha, 8,5%) e o Parque Natural do Alvão (1.700 ha, 23,5%).
Estes incêndios terão impacto no desenvolvimento dos Programas Especiais de Áreas Protegidas (PEAP). No caso da Serra da Estrela, o programa, que se encontra em fase inicial, será atualizado para incluir os dados dos incêndios e priorizar a recuperação de solos e de comunidades vegetais de relevância ecológica. Para o Parque Nacional da Peneda-Gerês, não se prevê que o fogo afete a conclusão do seu programa especial, mas está a ser ponderada a criação de uma área de intervenção específica para a recuperação de habitats. O ICNF admite também a possibilidade de incluir áreas de intervenção semelhantes para o Parque Natural do Alvão e para o Douro Internacional. Na Serra do Açor, o incêndio será considerado na proposta do Programa de Execução.
Estes eventos ocorrem num contexto em que, em agosto, vários destes programas especiais e a transição de Planos de Ordenamento para programas especiais se encontravam com a sua conclusão atrasada.
Artigos
8







Atualidade
Ver mais
A GNR deteve na sexta-feira no concelho de Almada um homem de 34 anos sobre o qual pendia um mandado de detenção europeu emitido pelas autoridades luxemburguesas pela prática de crimes sexuais, anunciou hoje a guarda.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu na última semana, em Armamar, distrito de Viseu, 10 toneladas de uvas introduzidas ilegalmente na Região Demarcada do Douro.

Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação A GNR deteve, na sexta-feira, no Monte da Caparica, concelho de Almada, um homem de 34 anos sobre o qual pendia um mandado de detenção europeu emitido pelas autoridades luxemburguesas por crimes sexuais. Segundo a Guarda Nacional Republicana, a detenção ocorreu no âmbito de uma denúncia de furto de uma viatura, durante a qual foi […] O Artigo Detido em Almada homem procurado por crimes sexuais o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.

Dois agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) ajudaram, pelas 5:00 desta terça-feira, 30 de setembro, no nascimento de um...