menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
Nenhuma notificação
user
Close

Incêndios em áreas protegidas em 2025

Os incêndios rurais consumiram quase 34 mil hectares em áreas protegidas em Portugal entre o início do ano e 22 de setembro de 2025. Os parques naturais da Serra da Estrela e do Douro Internacional foram os mais afetados em área absoluta, concentrando mais de metade do total ardido.
News ImageNews ImageNews Image

De acordo com dados provisórios do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), entre 1 de janeiro e 22 de setembro de 2025, os incêndios consumiram cerca de 34 mil hectares em áreas protegidas. Esta área corresponde a 4,4% da superfície terrestre total da Rede Nacional de Áreas Protegidas e a 5,6% do total da superfície das áreas protegidas atingidas por fogos rurais nesse ano. Os dois parques mais afetados em termos de área absoluta foram o Parque Natural da Serra da Estrela, com 9.302 hectares ardidos (10,4% da sua área), e o Parque Natural do Douro Internacional, com 9.199 hectares consumidos (10,6%). Juntos, estes dois parques representam mais de metade de toda a área ardida em zonas protegidas.

No entanto, em termos proporcionais, a Paisagem Protegida da Serra do Açor foi a mais devastada, com 93,9% da sua superfície (351 hectares) a ser consumida pelas chamas. Outras áreas significativamente atingidas incluem a Paisagem Protegida da Serra da Gardunha (4.346 ha, 41%), o Parque Nacional da Peneda-Gerês (5.909 ha, 8,5%) e o Parque Natural do Alvão (1.700 ha, 23,5%).

Estes incêndios terão impacto no desenvolvimento dos Programas Especiais de Áreas Protegidas (PEAP). No caso da Serra da Estrela, o programa, que se encontra em fase inicial, será atualizado para incluir os dados dos incêndios e priorizar a recuperação de solos e de comunidades vegetais de relevância ecológica. Para o Parque Nacional da Peneda-Gerês, não se prevê que o fogo afete a conclusão do seu programa especial, mas está a ser ponderada a criação de uma área de intervenção específica para a recuperação de habitats. O ICNF admite também a possibilidade de incluir áreas de intervenção semelhantes para o Parque Natural do Alvão e para o Douro Internacional. Na Serra do Açor, o incêndio será considerado na proposta do Programa de Execução.

Estes eventos ocorrem num contexto em que, em agosto, vários destes programas especiais e a transição de Planos de Ordenamento para programas especiais se encontravam com a sua conclusão atrasada.

Artigos

8

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa