menulogo
Notícias Agora
user
Close

Incêndios: Fogo em Vinhais com uma frente ativa e 90% do perímetro controlado

Um incêndio que deflagrou na quinta-feira em Vinhais, no distrito de Bragança, mobilizou centenas de operacionais, mas encontrava-se na manhã de sexta-feira com 90% do seu perímetro dominado e apenas uma frente ativa.
News ImageNews ImageNews Image

O incêndio que deflagrou na manhã de quinta-feira, pelas 11:00, na localidade de Palas, em Vinhais, alastrou a várias aldeias, incluindo Nuzedo de Baixo, Ervedosa, onde ameaçou habitações, Agrochão e Felgueiras. De acordo com o comandante sub-regional de Trás-os-Montes, Noel Afonso, pelas 08:30 de sexta-feira, o fogo tinha já grande parte do seu perímetro controlado, embora subsistissem três frentes ativas em Agrochão, Falgueiras e no Serro de Penhas Juntas, sendo esta última a que gerava maior preocupação devido aos acessos difíceis. Mais tarde, pelas 10:30, o segundo comandante sub-regional, Júlio Miguel, atualizou a situação, informando que 90% do perímetro estava dominado.

As frentes de Agrochão e Falgueiras foram consideradas resolvidas, entrando em fase de rescaldo e vigilância. Restava apenas uma frente ativa no Serro de Penhas Juntas, que lavrava numa zona de mato, longe da povoação.

Segundo o responsável, o fogo nesta zona descia lentamente e com fraca intensidade, com o combate a evoluir de forma favorável.

No combate às chamas estiveram empenhados mais de 400 operacionais, apoiados por 158 viaturas, nove meios aéreos e seis máquinas de rasto. Os meios aéreos foram concentrados na frente de Penhas Juntas para evitar que o fogo chegasse à aldeia.

Uma das preocupações das autoridades eram as condições meteorológicas, com a previsão de rajadas de vento entre 30 a 40 quilómetros por hora, que poderiam dificultar as operações.

A Proteção Civil informou ainda que a Estrada Nacional 206 e uma estrada municipal, que estiveram cortadas, já foram reabertas à circulação.

Artigos

6

Atualidade

Ver mais
News Image

Moura representa o Baixo Alentejo Cidade Europeia do Vinho 2026 na Fatacil

O Baixo Alentejo, eleito para ser a Cidade Europeia do Vinho em 2026, está presente na Fatacil, em Lagoa, de 22 a 31 de agosto. O Município de Moura está assim representado com os melhores vinhos de produtores do concelho no stand de uma das maiores feiras do sul do país, com a equipa de ... O conteúdo Moura representa o Baixo Alentejo Cidade Europeia do Vinho 2026 na Fatacil aparece primeiro em A Planície.

Source LogoA Planície
categoryVer categoria completa