
Incêndios em Portugal Provocam Cortes e Reaberturas de Vias de Comunicação



A circulação rodoviária e ferroviária na Beira Baixa, que se encontrava interrompida devido a um incêndio no concelho do Fundão, foi totalmente restabelecida às 04h45 de quinta-feira.
Segundo o Comando Territorial de Castelo Branco da GNR, foram reabertas a Linha da Beira Baixa, no troço entre Lardosa e Fundão, a Autoestrada 23 (A23) entre o nó da Lardosa e Fundão Sul, e a Estrada Nacional 18 (EN18) entre Soalheira e Alpedrinha.
Estas vias estavam interditas desde as 18h00 de quarta-feira, quando o fogo atingiu o perímetro urbano de Soalheira. Este incêndio, que deflagrou a 13 de agosto em Arganil, no distrito de Coimbra, alastrou-se a vários concelhos dos distritos de Coimbra, Guarda e Castelo Branco.
A situação reflete um problema mais vasto, com Portugal continental a ser afetado por múltiplos incêndios rurais desde julho, principalmente nas regiões Norte e Centro.
Os fogos já provocaram três mortos, incluindo um bombeiro, vários feridos e a destruição de habitações, explorações agrícolas e área florestal.
Dados provisórios indicam que, até 20 de agosto, arderam mais de 222 mil hectares, superando a área total ardida no ano anterior. Noutra ocorrência, um incêndio numa zona de mato na Raposeira, no concelho de Sintra, levou ao corte da Autoestrada 16 (A16) na noite de quarta-feira.
O fogo, que deflagrou às 22h50, foi considerado dominado pela Proteção Civil por volta das 00h30 de quinta-feira e extinto às 00h40.
Apesar do controlo do incêndio, que mobilizou 104 operacionais e 30 viaturas, a A16 permanecia cortada entre os quilómetros 2,7 e 13,6 à 00h45.
Artigos
9








Atualidade
Ver mais
Requalificação de Centros de Saúde da Mealhada Avança por Ajuste Direto
A Câmara Municipal da Mealhada aprovou por ajuste direto as empreitadas de requalificação dos centros de saúde da sede de concelho e da Pampilhosa. A decisão surge após a declaração de desertificação dos concursos públicos lançados anteriormente, com o objetivo de garantir a execução das obras financiadas pelo PRR.

Um apelo à prevenção e consciencialização da Hepatite C
Artigo de opinião de Joana Calvão, do Núcleo de Estudo das Doenças do Fígado da SPMI O Dia Internacional da Consciencialização para a Hepatite C, assinalado a 1 de outubro, relembra-nos que esta infeção continua a ser um problema de saúde pública, mesmo num tempo em que o tratamento permite alcançar taxas de cura muito […] Fonte: PT Jornal

Ministro diz que maioria dos alunos tem aulas mesmo que falte um professor
O ministro da Educação, Fernando Alexandre, voltou hoje a garantir que a maioria dos alunos tem aulas, indicando que num universo de cerca de 130 mil professores existem “mil horários” por preencher, o que representa 0,7%. “Nós temos cerca de 130 mil professores, quando temos mil horários por preencher isso quer dizer que são 0,7% […] The post Ministro diz que maioria dos alunos tem aulas mesmo que falte um professor first appeared on Notícias do Sorraia.

UBI – Dia de Acolhimento integra mais de 1.000 estudantes
O Dia de Acolhimento marcou o arranque do ano letivo 2025/2026 na Universidade da Beira Interior (UBI). Ao todo, 1.021 estudantes do 1.º ano do 1.º ciclo foram integrados a nível institucional, académico e cultural: 249 na Faculdade de Artes e Letras (FAL); 65 na Faculdade de Ciências (FC); 244 na Faculdade de Ciências Sociais […] O conteúdo UBI – Dia de Acolhimento integra mais de 1.000 estudantes aparece primeiro em oRegiões.