menulogo
Notícias Agora
user
Close

Promulgação de Apoios às Vítimas de Incêndios

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou o diploma que estabelece novas medidas de apoio às vítimas dos incêndios rurais, poucas horas após a sua aprovação na Assembleia da República.
News ImageNews ImageNews Image

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou o diploma governamental que altera as medidas de apoio e mitigação do impacto dos incêndios rurais. A promulgação ocorreu na sexta-feira, horas após a proposta de lei ter sido aprovada por unanimidade no plenário da Assembleia da República. Este diploma vem alterar um decreto-lei anterior, datado de 24 de agosto de 2025 (Decreto-Lei n.º 98-A/2025), que já previa um conjunto de apoios para as populações afetadas. A nova legislação, proposta pelo Governo e que contou com o apoio de todas as bancadas parlamentares, acrescenta três medidas específicas que necessitavam de aprovação parlamentar. Entre estas, destacam-se a dispensa de autorização para a celebração de contratos de apoio entre as autarquias e as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), a isenção de IVA nas doações de rações para animais e a qualificação de determinados atos e contratos como urgentes, o que permite isentá-los do visto prévio do Tribunal de Contas. No mesmo dia, o parlamento aprovou também um projeto de lei apresentado pelo PCP com o objetivo de reforçar as medidas de apoio às vítimas, alterando o mesmo decreto-lei de agosto.

Este segundo diploma, no entanto, não reuniu unanimidade, tendo sido aprovado com os votos favoráveis do PS, Livre, PCP e JPP, e a abstenção do PSD, Chega, IL, CDS-PP e PAN.

As medidas propostas pelo PCP incluem apoios à perda de rendimentos, ajudas sociais, soluções de alojamento temporário, apoio à reconstrução de segundas habitações e auxílios a empresas afetadas pelos fogos.

Artigos

10

Política

Ver mais
News Image

Barragem do Pisão: iniciadas oficialmente as obras no Alto Alentejo

Crato, 22 de setembro de 2025 – Iniciaram-se oficialmente as obras da Barragem do Pisão, um projeto estruturante para o Alto Alentejo, liderado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA). A cerimónia marcou o arranque de um investimento público de 222 milhões de euros, considerado o maior da história da região. A construção da barragem resulta de um processo iniciado em 1957, com os primeiros […] O conteúdo Barragem do Pisão: iniciadas oficialmente as obras no Alto Alentejo aparece primeiro em Alentrium.

Source LogoAlentrium
News Image

“Procurarei sempre ir ao encontro das pessoas, ouvindo-as e respeitando-as”

Ricardo Nascimento é candidato à presidência da Junta de Freguesia de Algueirão Mem Martins, pela coligação PS/LIVRE, nas próximas eleições autárquicas de 12 de outubro. Com raízes profundas em Algueirão-Mem Martins, onde cresceu, estudou e construiu amizades, Ricardo Nascimento sublinha na sua página de facebook, apresentando-se como a escolha de uma equipa que pretende “dar […] O conteúdo “Procurarei sempre ir ao encontro das pessoas, ouvindo-as e respeitando-as” aparece primeiro em Correio de Sintra.

Source LogoCorreio de Sintra
categoryVer categoria completa