
Incêndios. Sánchez propõe pacto nacional para enfrentar emergência climática



Em Espanha, o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, propôs um “amplo pacto de Estado para mitigar a emergência climática”, em resposta aos incêndios que assolam o país. Após visitar as áreas afetadas em Ourense, Sánchez prometeu fornecer todos os recursos necessários às comunidades autónomas e sublinhou a necessidade de melhorar as capacidades de combate aos fogos.
O pacto proposto visa envolver todas as administrações públicas, grupos parlamentares, empresas, sindicatos e a sociedade civil, deixando de lado “lutas partidárias e questões ideológicas”.
O objetivo é dotar os serviços públicos de melhores capacidades de resposta, tanto na prevenção como durante os incêndios.
O primeiro-ministro comprometeu-se a ter as bases da proposta prontas até setembro e destacou a importância da coordenação com o mecanismo europeu de Proteção Civil, agradecendo a solidariedade de vários países europeus. Em Portugal, o Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA) alertou para a urgência de transformar a paisagem e a gestão florestal, após um ano de 2025 em que já arderam cerca de 60 mil hectares. A organização ambientalista destaca os incêndios de grande dimensão em Arouca, Penamacor e no Parque Nacional da Peneda-Gerês, que afetaram comunidades e ecossistemas.
A solução defendida pelo GEOTA passa por uma aposta em espécies autóctones, como o carvalho e o sobreiro, para restaurar a biodiversidade, conservar o solo e aumentar a resiliência do território às alterações climáticas, reduzindo o risco estrutural de incêndio.
O GEOTA considera que esta transformação da paisagem deve ser também uma “transformação social”, envolvendo as populações e o conhecimento local no planeamento.
Através dos seus projetos Renature, a organização já atua na serra de Monchique, na serra da Estrela e no Pinhal de Leiria, tendo plantado mais de 1,8 milhões de árvores em cerca de 3.000 hectares, com o envolvimento de mais de 700 comunidades e proprietários.
Testemunhos locais confirmam o impacto positivo destas ações, que contam com investimento privado e parcerias institucionais.
O GEOTA conclui com um apelo à ação imediata, afirmando que “o tempo da prevenção, do planeamento e da recuperação é agora”.
Artigos
5




Política
Ver mais
Jovens profissionais entregam ao Governo plano para reter talento no SNS
Os jovens profissionais de saúde propõem, num plano a entregar ao Governo, a reformulação de carreiras e grelhas salariais e mais incentivos para fixação em zonas carenciadas, com majoração salarial de pelo menos 40% nos primeiros cinco anos.

Hoje é notícia: Magistrado acusado de sevícias; Portugal na mira da máfia
Confira as primeiras páginas dos jornais nacionais desta segunda-feira, 18 de agosto.

Jovens profissionais de saúde têm plano para reter talento
Apenas 10% dos jovens se dizem satisfeitos com as suas condições de trabalho

Prazo para entrega das listas com candidatos autárquicos termina hoje
Listas candidatas podem desistir do ato eleitoral até 48 horas antes das eleições (09 de outubro).