
Incêndios. UE pronta para financiar recuperação do país através de fundo social europeu



A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, assegurou ao primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, a "solidariedade europeia face aos terríveis incêndios" que afetam o país.
Através das redes sociais, a líder do executivo comunitário comunicou que a Comissão Europeia está preparada para "financiar a recuperação através do Fundo Social Europeu".
Von der Leyen reforçou ainda que a União Europeia continuará a apoiar Portugal "no seu esforço contra os incêndios e no auxílio à prevenção de mais fogos". Esta oferta de apoio surge num contexto de múltiplos incêndios rurais de grande dimensão que afetam Portugal continental desde julho, com especial incidência nas regiões Norte e Centro.
Os fogos já provocaram consequências graves, incluindo a morte de três pessoas, entre as quais um bombeiro, e vários feridos, alguns em estado grave.
Para além das perdas humanas, as chamas destruíram, total ou parcialmente, habitações, explorações agrícolas e pecuárias, e uma vasta área florestal.
Em resposta à crise, o governo português ativou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil.
Ao abrigo deste mecanismo, o país já dispõe de dois aviões Fire Boss para o combate às chamas, estando prevista a chegada de mais dois aviões Canadair.
Segundo dados oficiais provisórios divulgados a 21 de agosto, a área ardida em Portugal já ascendia a 234 mil hectares. Deste total, mais de 53 mil hectares arderam apenas no incêndio que deflagrou em Arganil, refletindo a dimensão da catástrofe.
Artigos
8







Política
Ver mais
Governo "manifestamente mais determinado" do que PS em acabar incêndios
Ainda assim, o ministro admitiu que o Governo poderia ter feito mais, apesar de ressalvar que este é um trabalho que tem de ser feito a longo prazo.

Ministra promete regulamento do Fundo de Fomento Cultural
A ministra da Cultura afirmou hoje que o Governo quer garantir uma "gestão mais transparente" dos fundos públicos para o setor, através de um regulamento do Fundo de Fomento Cultural, e aumentar o investimento dos privados.

“Tiago Pedro tem convicções, ideias fortes e uma estratégia para Alenquer” (Nuno Flores em entrevista)
O Fundamental Canal entrevista hoje Nuno Flores, o número dois da lista liderada por Tiago Pedro que se candidata a presidente da Câmara de Alenquer nas autárquicas que vão ter lugar a 12 de outubro representando o Movimento Independente. Nuno Flores é diretor ibérico de logística na área governamental e ajuda humanitária e ainda autarca da […] O conteúdo “Tiago Pedro tem convicções, ideias fortes e uma estratégia para Alenquer” (Nuno Flores em entrevista) aparece primeiro em Jornal Fundamental.

Questão dos incêndios. Ministro Castro Almeida vê Governo "mais determinado" do que o PS
O ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, defendeu esta noite na Grande Entrevista da RTP que o Governo está "manifestamente mais empenhado" em acabar com os incêndios do que o PS esteve, mas sublinhou que este é um problema a resolver no longo prazo.