menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Incidente com Comboio Intercidades Lisboa-Faro

Um comboio Intercidades que fazia a ligação entre Lisboa e Faro perdeu uma carruagem em plena viagem perto de Grândola, um incidente insólito que levou a CP a abrir um inquérito para apurar as causas.
News ImageNews ImageNews Image

O incidente ocorreu na tarde de segunda-feira, por volta das 16h00, quando o comboio Intercidades, que partira de Lisboa-Oriente às 14h02 com destino a Faro, sofreu uma "rutura do engate entre duas composições" à saída da estação de Grândola. Esta falha mecânica resultou na separação de uma das carruagens do resto do comboio.

Apesar do sucedido, a segurança dos passageiros não foi comprometida.

A CP explicou que os sistemas de segurança ferroviários estão projetados para, em caso de rutura do engate, acionar os travões e imobilizar ambas as partes da composição de forma automática e imediata.

Não se registaram feridos nem danos materiais.

Os passageiros que se encontravam na carruagem que se soltou foram transferidos em segurança para as restantes, e o comboio, após verificações de segurança, prosseguiu viagem até Faro.

A carruagem afetada foi posteriormente rebocada para Grândola com o auxílio de uma locomotiva de mercadorias da Medway. A CP - Comboios de Portugal abriu um inquérito para investigar as "possíveis causas" da anomalia, afirmando não existirem registos anteriores de uma falha deste tipo no elemento mecânico em questão.

A empresa assegurou que as manutenções periódicas do material circulante são "escrupulosamente executadas" e que o plano de inspeções do comboio envolvido estava a ser cumprido.

A Secretaria de Estado da Mobilidade também confirmou estar a acompanhar o caso desde o início.

Contudo, o jornal Público avançou a possibilidade de uma "falha na manutenção" estar na origem do incidente. Segundo a mesma publicação, a CP enfrenta dificuldades na revisão e reparação do seu material circulante devido à falta de trabalhadores especializados e à escassez de verbas.

O jornal acrescenta que, atualmente, "uma em cada cinco carruagens dos Intercidades está encostada nas oficinas" a aguardar manutenção.

Artigos

5

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa