
Incidente com Comboio Intercidades Lisboa-Faro



O incidente ocorreu na tarde de segunda-feira, por volta das 16h00, quando o comboio Intercidades, que partira de Lisboa-Oriente às 14h02 com destino a Faro, sofreu uma "rutura do engate entre duas composições" à saída da estação de Grândola. Esta falha mecânica resultou na separação de uma das carruagens do resto do comboio.
Apesar do sucedido, a segurança dos passageiros não foi comprometida.
A CP explicou que os sistemas de segurança ferroviários estão projetados para, em caso de rutura do engate, acionar os travões e imobilizar ambas as partes da composição de forma automática e imediata.
Não se registaram feridos nem danos materiais.
Os passageiros que se encontravam na carruagem que se soltou foram transferidos em segurança para as restantes, e o comboio, após verificações de segurança, prosseguiu viagem até Faro.
A carruagem afetada foi posteriormente rebocada para Grândola com o auxílio de uma locomotiva de mercadorias da Medway. A CP - Comboios de Portugal abriu um inquérito para investigar as "possíveis causas" da anomalia, afirmando não existirem registos anteriores de uma falha deste tipo no elemento mecânico em questão.
A empresa assegurou que as manutenções periódicas do material circulante são "escrupulosamente executadas" e que o plano de inspeções do comboio envolvido estava a ser cumprido.
A Secretaria de Estado da Mobilidade também confirmou estar a acompanhar o caso desde o início.
Contudo, o jornal Público avançou a possibilidade de uma "falha na manutenção" estar na origem do incidente. Segundo a mesma publicação, a CP enfrenta dificuldades na revisão e reparação do seu material circulante devido à falta de trabalhadores especializados e à escassez de verbas.
O jornal acrescenta que, atualmente, "uma em cada cinco carruagens dos Intercidades está encostada nas oficinas" a aguardar manutenção.
Artigos
5




Atualidade
Ver mais
Joana Bordalo e Sá diz que, mais do que uma questão legal, está em causa uma decisão política que ameaça o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Agente da PSP está acusado de homicídio simples. Crime aconteceu no Bairro da Cova da Moura.

Contas feitas, são mais 2.173 do que em igual período do ano passado e mais 1.743 do que nos primeiros nove meses de 2023, ano em que Portugal registou uma subida da natalidade.

Foi por um acaso, e duas décimas, que Carolina Câmara entrou no curso de terapia da fala. Com mais de uma década de trabalho na área, a actual terapeuta da fala da CAL Clínica esteve à conversa com o Correio dos Açores onde aborda os condicionalismos que a gaguez pode ter para uma pessoa adulto, […]