Drones: A Nova Realidade da Guerra e da Espionagem na Europa



O papel dos drones na guerra moderna tornou-se cada vez mais proeminente, tanto como arma decisiva no conflito na Ucrânia como enquanto potencial ferramenta de espionagem na Europa. Na Ucrânia, a guerra entrou numa nova fase, marcada pela evolução das táticas de ambos os lados. A Ucrânia tem vindo a aumentar significativamente o alcance dos seus drones de produção interna, fabricados numa rede dispersa de oficinas.
Em resposta, as forças russas adaptaram-se, fortalecendo os seus veículos blindados para sobreviverem aos ataques.
A questão já não é se um drone de baixo custo pode destruir um tanque, mas sim quantos são necessários para o conseguir.
Paralelamente, a crescente presença de drones está a causar alarme na Europa. Na Bélgica, foram registados vários incidentes com voos de drones não identificados sobre locais sensíveis, incluindo as bases militares de Kleine-Brogel e Marche-en-Famenne, bem como o Aeroporto de Deurne, perto de Antuérpia. O ministro da Defesa belga, Theo Francken, sugeriu que estes voos podem ser tentativas de espionagem por parte da Rússia, embora tenha admitido a falta de provas concretas. O ministro mostrou-se cético quanto à possibilidade de se tratar de amadores, argumentando que a duração e a natureza dos voos indicam uma operação de mapeamento ou reconhecimento, considerando-a um assunto sério.
As autoridades belgas enfrentam dificuldades em neutralizar esta ameaça, com o ministro a admitir que as medidas de interferência existentes nas zonas militares não surtiram efeito.
Em resposta, está a ser desenvolvido um plano nacional antidrone, que aguarda aprovação governamental.
Esta iniciativa será complementada por esforços a nível europeu, que incluem a criação de uma "barreira antidrones" para detetar, rastrear e intercetar aeronaves não tripuladas.
O ministro Francken tem apelado a um maior investimento para combater estas incursões no espaço aéreo europeu.
Artigos
11Mundo
Ver mais
A deputada peruana Lucinda Vásquez Vela, do Partido Livre, vai ser investigada pelo Congresso do Peru por falta de ética, depois de terem sido divulgadas imagens no programa ‘Cuarto Poder’, em que um assessor surge a cortar-lhe as unhas dos pés dentro do seu gabinete. Na reportagem, que foi transmitida a 26 de outubro, é […] O conteúdo INSÓLITO: DEPUTADA É INVESTIGADA NO PERU POR PÔR ASSESSOR A CORTAR-LHE AS UNHAS aparece primeiro em 24Horas.

Foi visto a sobrevoar o aeroporto de Zaventem pelas 20h00 locais, 19h00 em Portugal Continental.

O grupo Sinclair Broadcast questionou se a viúva de Charlie Kirk queria aparecer no 'Jimmy Kimmel Live' e receber um pedido de desculpas, depois de o comediante ter feito um comentário amplamente criticado sobre a morte do ativista conservador.

O presidente russo, Vladimir Putin, promulgou hoje uma lei que prevê a chamada para exames no âmbito do serviço militar durante todo o ano, em vez das duas convocatórias anteriores, de acordo com o boletim oficial.










