Europa sobre Carris: O Plano de Bruxelas para Unir o Continente com Alta Velocidade até 2040



O novo plano de ação para a ferrovia de alta velocidade da Comissão Europeia visa criar, até 2040, uma rede europeia mais rápida, interoperável e conectada. O objetivo é ligar os principais centros de transporte a velocidades de 200 km/h ou superiores, reduzindo significativamente os tempos de viagem para impulsionar as economias regionais, o turismo e aumentar o número de passageiros, tornando o comboio mais atrativo que as viagens aéreas de curta distância. O plano detalha várias ligações cruciais, como a de Lisboa a Madrid, que passará de cinco horas em 2030 para três horas em 2034, e de Madrid a Paris em seis horas. Outras conexões incluem a ligação dos países Bálticos (Talin-Riga em 1h45, Riga-Vílnius em 2h, e Vílnius-Varsóvia em 4h), a redução do trajeto Berlim-Copenhaga de sete para quatro horas, e a viagem de Sófia a Atenas em seis horas, em vez das atuais 13h40.
Além de encurtar viagens, o projeto pretende aliviar o congestionamento nas linhas convencionais, libertando capacidade para comboios noturnos, transporte de mercadorias e mobilidade militar.
Para a sua concretização, Bruxelas apela aos Estados-membros que eliminem estrangulamentos transfronteiriços e desenvolvam uma estratégia de financiamento coordenada, que inclua capital privado.
O investimento necessário é estimado em 345 mil milhões de euros até 2040 e 546 mil milhões até 2050, com um retorno social líquido positivo previsto de 750 mil milhões de euros. Já foram mobilizados 100 mil milhões de euros de fundos europeus e 40 mil milhões através do Banco Europeu de Investimento. Paralelamente, o comissário europeu dos Transportes, Apostolos Tzitzikostas, anunciou que será apresentada no início de 2026 uma proposta para um sistema de bilhete único.
Este sistema permitirá aos passageiros reservar e comprar, numa única transação, viagens transfronteiriças que combinem diferentes operadores e modos de transporte, como comboio e avião.
Adicionalmente, foi adotado um plano para impulsionar o investimento em transportes sustentáveis, com foco na aviação e transporte marítimo, visando mobilizar pelo menos 2,9 mil milhões de euros até 2027.
Artigos
9Economia
Ver mais
O CEO da Caixa alertou também que as facilidades dos sistemas pagamentos têm dois lados da moeda, citando o caso das transferências imediatas com montantes ilimitados, lembrando que "aquilo que pode ser uma vantagem para os cidadãos também potencia fraudes de escala muito maior" que nos preocupa a todos na banca.

Acionistas da Tesla aprovaram plano de Elon Musk para transformar a empresa num gigante da inteligência artificial e da robótica.

Os acionistas da Tesla aprovaram uma proposta que prevê que, caso Musk atinja determinados objetivos na empresa, será compensado com ações no valor de um bilião de dólares. Se alcançar todos os objetivos, passará a ter o controlo da empresa.

O Programa Regional “Alentejo 2030” tem disponíveis 588 mil euros para apoiar Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) ministrados por entidades privadas. O programa pretende “reforçar a qualificação dos jovens e adultos do Alentejo, promovendo uma oferta formativa prática, especializada e ajustada às dinâmicas do tecido económico regional”, revela a CCDR Alentejo. São elegíveis os Cursos […]





