Abundância de Oferta Global Leva a Queda nos Preços dos Alimentos, com Óleos Vegetais em Contraciclo



O índice de preços dos alimentos calculado pela FAO desceu 1,6% em outubro, fixando-se em 126,4 pontos. De acordo com o relatório mensal da agência da ONU, que regista as variações dos preços internacionais de um conjunto de alimentos básicos, esta queda deve-se principalmente à abundância da oferta global da maioria dos alimentos. A maior descida percentual verificou-se nos laticínios, com uma queda de 3,4%, impulsionada pela ampla disponibilidade de manteiga para exportação na União Europeia e na Nova Zelândia. O açúcar também registou uma diminuição acentuada de 5,3%, atingindo o seu nível mais baixo desde dezembro de 2020, devido às boas perspetivas de produção no Brasil, Tailândia e Índia.
O preço da carne diminuiu 2%, com quedas significativas nos preços da carne suína e de aves, embora a carne bovina tenha continuado a subir devido à forte procura mundial e às cotações mais altas da Austrália.
No que diz respeito aos cereais, os preços caíram 1,3% em relação a setembro, com quedas em todos os principais tipos.
As reservas mundiais de cereais estão a caminho de atingir um máximo histórico. A FAO atualizou as suas previsões, estimando que a produção mundial de cereais aumente 4,4% em 2025, alcançando um novo recorde de 2.990 milhões de toneladas. Contrariando a tendência geral de descida, o índice de preços dos óleos vegetais aumentou 0,9% em outubro, atingindo o valor mais alto desde julho de 2022. As cotações dos óleos de palma, colza, soja e girassol subiram, influenciadas por uma combinação de fatores que incluem regulamentações sobre biocombustíveis e atrasos nas colheitas na região do Mar Negro.
Artigos
5Economia
Ver mais
Louis Schweitzer, antigo diretor executivo e presidente da Renault e uma das figuras importantes da história recente da indústria automóvel europeia, morreu aos 83 anos. Foi sob a sua liderança que a Renault se transformou numa marca moderna, global e financeiramente sólida. E é difícil falar da Renault que conhecemos hoje sem reconhecer a influência […] O post Morreu o homem que salvou a Nissan e inventou a Dacia apareceu primeiro em Razão Automóvel.

O setor empresarial municipal da região viveu em 2024 dois cenários opostos. A Ambisousa, responsável pela gestão de resíduos urbanos no Vale do Sousa, alcançou um dos melhores resultados do país, com um lucro de 1,42 milhões de euros e lugar no top 10 nacional. Já a Penafiel Verde, empresa municipal de Penafiel, encerrou o […] O conteúdo Anuário Financeiro: Ambisousa com contas no verde. Penafiel Verde entre as piores do país em 2024 aparece primeiro em Verdadeiro Olhar.

"A AT é independente, extremamente competente e fará a liquidação de imposto que entender", defende ministro. Miranda Sarmento recusa ter sugerido litigância à EDP.

Os CTT anunciaram hoje a conclusão de uma emissão de dívida sénior preferencial, pelo Banco CTT, a primeira, de 45 milhões de euros, maturidade a três anos e cupão anual de 3,75%, segundo um comunicado ao mercado.







