menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Parceria Disney-OpenAI: Inovação em IA Encontra Resistência das Indústrias Criativas

A The Walt Disney Company anunciou um investimento de mil milhões de dólares na OpenAI, licenciando as suas personagens para geração de vídeo por IA, uma decisão que gerou forte preocupação entre os sindicatos das indústrias criativas.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

A Walt Disney Company estabeleceu uma parceria de três anos com a OpenAI, que envolve um investimento de mil milhões de dólares (cerca de 855 milhões de euros) e o licenciamento de propriedade intelectual. O acordo permite que os utilizadores das ferramentas de inteligência artificial da OpenAI, como o gerador de vídeo Sora e o ChatGPT, criem e partilhem imagens e vídeos curtos com mais de 200 personagens dos universos Disney, Pixar, Marvel e Star Wars. A funcionalidade deverá estar disponível no início de 2026 e prevê-se que alguns dos conteúdos criados por fãs possam ser selecionados para distribuição na plataforma Disney+.

O acordo especifica que a utilização da imagem, semelhança ou voz de atores humanos está explicitamente excluída, uma salvaguarda para evitar conflitos com os profissionais do setor. Bob Iger, responsável da Disney, descreveu a colaboração como uma forma de ampliar o alcance das histórias da empresa de maneira “cuidadosa e responsável”. Para a OpenAI, a parceria valida a sua estratégia de licenciamento de conteúdos, enquanto a Disney ganha um novo canal de interação com o público. O acordo financeiro inclui ainda "warrants" que dão à Disney o direito de adquirir participação adicional no capital da OpenAI no futuro.

Apesar das garantias, a notícia foi recebida com “extrema preocupação” pelas indústrias criativas.

O sindicato Sag-AFTRA, que representa 170 mil profissionais dos media, manifestou “uma preocupação real” com as implicações do acordo, temendo que a criatividade humana seja desvalorizada em favor de modelos de IA. Outro sindicato, o Equity, está a consultar os seus membros sobre a possibilidade de se recusarem a ser digitalizados em filmagens, como forma de pressão por maiores proteções. Este desenvolvimento ocorre numa altura em que a Disney também terá enviado uma notificação extrajudicial à Google por alegada infração de direitos de autor.

Artigos

5
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones