menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
Nenhuma notificação
user
Close

Projeções da População Residente em Portugal até 2100

Portugal poderá perder 2,4 milhões de residentes até 2100, enfrentando um envelhecimento demográfico acentuado que seria quase duas vezes pior sem o contributo da imigração, segundo novas projeções do Instituto Nacional de Estatística.
News ImageNews ImageNews Image

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou as projeções para a população residente em Portugal, que apontam para uma significativa redução e envelhecimento demográfico até 2100. De acordo com o cenário central, a população passará dos atuais 10,7 milhões para 8,3 milhões de habitantes, uma quebra de 2,4 milhões. A importância dos fluxos migratórios é evidente, pois num cenário sem migração, a perda seria de 4,7 milhões de pessoas, resultando numa população de apenas 6,0 milhões.

A diminuição não será imediata.

As estimativas indicam que a população ainda crescerá até atingir um pico de 10,9 milhões em 2029, iniciando depois um declínio contínuo. Prevê-se que o país fique abaixo dos 10 milhões de residentes em 2057 e abaixo dos 9 milhões em 2079.

Esta tendência de decréscimo não será, contudo, uniforme em todo o território.

As regiões da Grande Lisboa, Algarve e Península de Setúbal são apontadas como exceções. A partir de 2080, a Grande Lisboa deverá tornar-se a região mais populosa, ultrapassando o Norte.

A estrutura etária da população sofrerá alterações profundas.

O número de jovens até aos 15 anos diminuirá de 1,4 milhões para menos de um milhão, e a população em idade ativa (15 a 64 anos) reduzirá de 6,8 milhões para 4,2 milhões. Em contraste, o número de idosos aumentará de 2,6 para 3,1 milhões. Este envelhecimento irá agravar o índice de dependência de idosos, que mede a relação entre a população com 65 ou mais anos e a população em idade ativa. Este indicador passará de 39 idosos por cada 100 pessoas ativas, em 2024, para 73 em 2100. Por outro lado, o índice de dependência de jovens deverá manter-se relativamente estável.

Artigos

20
Ver mais▼

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa